A visita a um museu é um acontecimento. Há sempre tanto por conhecer, descobrir, imaginar e perguntar. A colecção DuARTe – Uma Peça de Arte, publicada pela editora Gradiva, é dedicada a todos os jovens que se interessam pela arte. Cada livro é uma visita guiada – não por um museu mas por uma obra de arte, significativa na história da arte e reconhecida pela sua qualidade e originalidade. “Mona Lisa de Leonardo da Vinci” (Gradiva Júnior, 2023) é o terceiro volume desta coleção.
Sabiam que Leonardo da Vinci demorou quatro anos a pintar o quadro de Mona Lisa? Ou que “Mona” era a forma de se dizer “Minha Senhora”? Conhecem a técnica de aguarela «Sfumato»? Em português diz-se «esfumado», referindo-se a uma técnica artística que obriga a usar pincéis de seda para que as pinceladas sejam suaves, muito suaves, de modo a gerar tonalidades esbatidas.
Ao observar o quadro da Mona Lisa, muitas são as perguntas que nos ocorrem. Talvez a mais comum seja acerca do seu sorriso, provavelmente o mais famoso e misterioso da História da Arte. Afinal, porque sorri a Mona Lisa? Quem é esta mulher tão enigmática?
Este é um quadro com muitas histórias por contar, que conquistou – e parece continuar a conquistar – muitos corações ao longo dos tempos. Muitos foram os que desejaram ter Mona Lisa na parede do quarto ou da sala. Mais curioso foi o desejo de Francisco I, Rei de França, que pendurou o quadro pintado por Leonardo da Vinci na parede da sua casa de banho, porque gostava de ter Mona Lisa só para si.
Sabiam que o quadro esteve desaparecido, reaparecendo em 1913 em Florença? Quem o roubou? Quem o descobriu? E, hoje, encontramos Mona Lisa num museu? Qual? Irão descobrir as respostas a estas questões nas páginas deste divertido livro.
No final, é disponibilizada informação do local onde se poderá ver, de perto, as obras de arte apresentadas em cada um dos livros. Cada livro da colecção é apresentado em formato de animação no Zig Zag Play, disponível na RTP2 ou na RTP 1. Leiam o livro, visitem diferentes museus e conheçam grandes obras de arte.
Rita Seabra sonhava com o seu próprio projecto de vida. Licenciou-se em Audiovisual e Multimédia, seguida de Mestrado em Publicidade e Marketing na Escola Superior de Comunicação Social. Em 2018 fundou a Cacto Animation Studios. Hoje, cria, escreve, ilustra, anima e gere várias peças audiovisuais, sempre com o mesmo amor e entrega. Em 2020, ao observar a oferta televisiva disponível para o seu filho Duarte de 1 ano durante a quarentena, pressionou-se a pensar em algo lúdico, didáctico e de aprendizagem numa área pouco explorada para as crianças – a Arte. Foi assim que nasceu a série televisiva do Zig Zag “duARTe, uma peça de ARTe”, que pouco tempo depois veio a ganhar a forma de livro, alavancando uma colecção que ensina a Arte a crianças e adultos de forma curiosa, brincalhona e elucidativa, ambicionando que o próprio personagem duARTe venha a ser o representante da arte para as crianças.
Sem Comentários