Depois da publicação de “O Cuco”, a 11ª aventura literária protagonizada pelo casal-maravilha Erica Falck e Patrik Hedström, a Porto Editora fez chegar às livrarias, agora com nova roupagem, os primeiros quatro títulos da série Os Crimes de Fjällbacka, assinados por Camilla Läckberg. Uma série que, para os amantes de bons policiais, tem sido um verdadeiro mimo.
Camilla Läckberg é uma escritora de policiais com dotes de chef, que tanto nos desarma com um caril capaz de abrir a torneira lacrimal como remata a coisa com uma sobremesa melosa – mas sem excesso de açúcar. Tal como serem convidados para um jantar de gala, com guardanapos de linho, copos variados e talheres a que não se sabe dar uso em cima da mesa e, depois das entradas de aspecto frágil e delicado – ideais para uma publicação no Insta -, seguir-se uma bandeja com um crocodilo bem assado: os dentes à mostra, um olhar assassino mesmo depois de morto e acompanhado de batatas a murro.
É um pouco assim o universo Läckberguiano: por fora surgem as relações (e ralações) matrimoniais, as separações, as licenças de paternidade e maternidade, as dietas e o desejo maluco por doces e caramelos; por dentro, crimes com alguns requintes de morbidez, numa escrita cerebral que serve ao leitor uma trama capaz de arrefecer a circulação sanguínea.
Para aqueles que ainda não se aventuraram pelas ruas e arredores de Fjällbacka, esta reedição é o melhor bilhete de ida. Levem cobertores, o tempo é capaz de esfriar.
Sinopses (atenção aos spoilers)
A Princesa de Gelo
Após a morte dos pais, Erica Falck regressa a Fjällbacka, a sua cidade natal, uma comunidade pequena e fechada onde as aparências são tudo.
O suicídio de Alex, a sua melhor amiga de infância, traz ao de cima segredos e traumas congelados pelo tempo. E, quando Erica tenta saber mais sobre a vida da amiga para lhe dedicar um texto no jornal local, vê-se subitamente no centro dos acontecimentos. Afinal, que mistérios escondia a supostamente perfeita Alexandra Wijkner?
Erica reencontra Patrik Hedström, amigo de infância e responsável pela investigação policial. Contra as expectativas de ambos, acabam por juntar esforços, para desvendarem o enigma da morte de Alex e, por fim, descobrirem a verdade sobre um passado perturbador.
Gritos do Passado
Erica Falck e Patrik Hedström aguardam a chegada do seu primeiro bebé durante um verão particularmente quente. No entanto, a sua paz é perturbada pela descoberta do corpo de uma mulher, que se transforma num mistério devastador, alterando drasticamente as vidas dos habitantes de Fjällbacka.
A situação agrava-se quando a polícia encontra os esqueletos de duas mulheres desaparecidas há mais de duas décadas. Esta descoberta traz à tona suspeitas antigas, intrigas e passados arrepiantes. Os crimes parecem estar relacionados, mas as verdadeiras motivações por detrás das mortes permanecem insondáveis. O terror instala-se na pequena localidade quando uma turista é dada como desaparecida. Sem qualquer pista, Patrik desconfia de todos.
Conseguirá a polícia de Tanumshede descobrir a verdade escondida pelas teias de mentiras e desenterrar um passado cruel?
Teia de Cinzas
A tranquilidade de Fjällbacka é perturbada quando um pescador encontra o corpo de uma menina de 7 anos no mar. As suspeitas de afogamento acidental esmorecem rapidamente quando a equipa forense descobre água doce e sabão nos pulmões da criança.
No seu estômago, os vestígios de uma estranha substância que parece cinza complicam o progresso da investigação liderada por Patrik Hedström. Quem poderia querer tão mal à pequena Sara, a ponto de a obrigar a engolir cinzas?
Enquanto Erica desespera no novo papel de mãe, cabe a Patrik desvendar o mistério do homicídio que afecta de forma devastadora a sua família e quem lhe é mais próximo.
Segredos perturbadores escondem-se por entre rixas de vizinhos e rumores típicos das pequenas cidades, ocultando uma realidade bem mais negra do que os habitantes de Fjällbacka poderiam imaginar.
Ave de Mau Agoiro
O maior reality show da Suécia chega a Tanum, cidade vizinha de Fjällbacka, catapultando a região para as capas dos jornais. Enquanto as câmaras televisivas captam as intrigas e discussões entre os participantes do programa, Patrik investiga o que aparenta ser um normal acidente de viação; muito rapidamente, a sua intuição diz-lhe que algo não bate certo, e que a morte de Marit não terá sido fortuita.
Distraídos pelas gravações do reality show, os habitantes de Tanum ignoram o horror que se esconde à vista de todos. Quando um dos concorrentes é encontrado morto, e já com dois crimes em mãos, a polícia é obrigada a dividir as suas forças, numa procura desesperada pela verdade que irá revelar uma realidade brutal: há um assassino em série à solta.
A apenas algumas semanas do casamento com Erica, e sujeito à constante pressão da comunicação social, Patrik enfrenta a maior investigação da sua carreira, que ultrapassa as fronteiras da pequena cidade de Fjällbacka.
Sem Comentários