Fantasia com o requinte e o perfume da cozinha italiana. Esta seria uma boa frase de engate para “O Reino dos Malditos” (Bertrand Editora, 2023), o primeiro de uma série assinada por Kerri Maniscalco – “O Reino dos Amaldiçoados”, o capítulo seguinte, está já disponível nas livrarias.
“Já quase ninguém acredita nos malditos, excepto em histórias contadas para assustar as crianças de forma que estas permaneçam nas suas camas durante a noite”. É neste cenário, propício aos bichos-papões deste mundo e mais além, que vivem as irmãs gémeas Emilia e Vittoria. Uma dupla que, tal como Harry Potter, vive com um segredo entre os humanos: são ambas streghe, palavra estilosa para bruxas.
Segundo a avó de ambas, não faltará muito para que os malditos consigam quebrar a falsa paz, não cansando de as relembrar das muitas protecções com que devem andar armadas, desde objectos a rezas. A verdade é que a porta lá acaba por se abrir, revelando a Emilia um segredo familiar até então escondido: “No final, o monstro que temíamos não provinha do inferno. Provinha do privilégio”.
Do outro lado, há um mundo infernal governado por 7 príncipes demoníacos – ou Malvagi -, “que perseguem a noite, em busca de almas para roubar para o seu rei, o diabo”. Segundo Noona, a avó, “estão tão corrompidos pelo pecado que, quando atravessam para o nosso mundo, não suportam permanecer na luz e estão amaldiçoados a aventurarem-se apenas quando está escuro”, mas apenas quatro devem ser temidos: Ira, Ganância, Inveja e Orgulho.
Em desespero, Emilia joga mãos ao Grimório de Di Carlo, lançando-se no mundo das invocações e outras artes das trevas, acabando por fechar um pacto com Ira, general de guerra e um dos temidos sete, numa aventura que implicará descobrir o chifre de Hades, quem anda a assassinar mulheres e que desmontará a entrada enciclopédica dedicada aos demónios: “bebedor de sangue, usurpador de alas, criatura imortal da noite” é conversa que já era, tendo agora de se acrescentar charme, astúcia e poder de sedução. Há também uma forte presença da religião, que aqui esconde mais segredos que um episódio de Midsomer Murders.
A história tem como centro o Mar & Vinho, o restaurante familiar de Emilia onde se poderá comer melhor num raio de muitos quilómetros – um estrela Michelin da fantasia -, com iguarias de babar por mais como pesto alla Trapanese ou um pão de ló com camadas de ricota doce. Buon appetito.
Sem Comentários