Guilherme Karsten habitou-nos a livros divertidos e bem-humorados. “AaaHhh!” (Fábula, 2022) é mais um desses livros: hiperbólico, inesperado e de ilustrações surpreendentes, cuja narrativa segue a lógica da enumeração crescente, despertando desta forma a curiosidade do leitor.
“O planeta Terra foi invadido por um barulho muito violento. O susto foi tão grande que algumas pessoas ficaram surdas, e, outras, a gaguejar”. Que barulho é este? Terá sido um trovão? De onde veio, afinal, este estrondo? Cientistas trouxeram telescópios, “supercomputadores com ultrapoderes e mil luzes a piscar foram usados para descobrir de onde vinha tamanho ruído”, mas parece fifícil chegar à origem.
O caos instala-se, há rebuliço no mundo inteiro. A multidão movimenta-se. Há pessoas agitadas, curiosas, ansiosas, desesperadas, todos querem saber de onde vem este ruído tão estridente. Será que o mundo pode mudar num minuto?
O leitor é convidado a seguir o alvoroço, a observar atentamente as montanhas, os animais, as árvores, as pessoas, os prédios, as ruas. A subtileza, a elegância, o movimento de cada imagem oferece muitas outras aventuras, mistérios e segredos por desvendar.
A ilustração, de página dupla, recorre a diferentes técnicas, usando cores fortes que iluminam a pluralidade que faz das cidades espaços apetecíveis, de convívio e partilha. As guardas marcam o tempo, o início e o fim de uma narrativa que pergunta: afinal, que barulho é este? Um ataque extraterrestre? Um meteorito a cair? Um saxofonista desafinado? Para descobrirem, vão mesmo ter de ler este “AaaHhh!”.
Guilherme Karsten é um autor e ilustrador brasileiro de livros infantis, que tem recebido prémios e elogiosas críticas. Nasceu e mora em Blumenau, no sul do Brasil. Já nos tinha surpreendido positivamente com o fantástico “Boleia” e, agora, volta-nos a surpreender. Os seus livros estão publicados em três continentes: América, Europa e Ásia. Trabalha também como ilustrador para outros escritores. Recebeu o prémio Jabuti, o mais prestigiado galardão literário do Brasil, na categoria de Ilustração.
Sem Comentários