Depois de uma primeira conversa que teve como mote “O livro morreu. Viva o livro!”, o Ciclo de conversas O Futuro do Conhecimento prossegue hoje (27 Abril, 19h00) no Goethe-Institut, em Lisboa. O objectivo é pôr os participantes a falar sobre as conquistas e os desafios da era digital, isto em tempos onde a Inteligência Artificial começa a ser tema de conversa de café, entre o aumento do pão ou mais uma derrota do clube do coração. Fica tudo o que há a saber sobre as três conversas que restam de um ciclo que dura até 25 de Maio. As conversas são em português e alemão, com tradução simultânea, e de entrada livre.
A 27 de Abril, no Laboratório das Línguas, fala-se do futuro da aprendizagem na era do Duolingo. As tecnologias facilitaram muito a comunicação entre pessoas e culturas. Será necessário continuar a aprender línguas estrangeiras nas próximas décadas? Ou irão as ferramentas digitais, como as aplicações de tradução simultânea, assumir a comunicação no futuro?
As duas últimas conversas acontecem no mês de maio. No dia 11 (19h00), o tema é a influência que as Memórias Digitais exercem sobre a nossa sociedade – e sobre a nossa cultura: Numa época em que quase tudo é armazenado digitalmente, irá a memória humana tornar-se obsoleta? Quais serão as potencialidades e os perigos da digitalização?
A 25 de Maio (19h00), A Máquina Humana encerra o ciclo com a inteligência artificial a servir de mote. Na era da OpenAI, estará o sistema educativo preparado para enfrentar uma mudança na forma como trabalha, com a possível utilização de robôs humanoides? E quem irá determinar o conteúdo de aprendizagem – o humano ou a máquina?
Mais informações sobre os encontros e biografias dos convidados no site do Goethe-Institut Portugal.
Sem Comentários