22 anos a fio, entre muitas provas, amostras e viagens, tudo para redigir aquele que muitos consideram ser “o mais respeitado guia de vinhos do país“. Tem sido esta a religiosa missão a que se tem dedicado João Paulo Martins, jornalista especializado na área dos vinhos, redactor da Revista de Vinhos e colunista regular no semanário Expresso.
Como vem sendo hábito, “Vinhos de Portugal 2016” (Oficina do Livro, 2015) oferece, com o seu descontraído ar de dicionário, uma análise de vinhos de todas as regiões, que surgem assinalados com classificações e notas de prova, para além de uma selecção dos melhores do ano e um capítulo que versa sobre os vinhos que custam menos de 4 euros por garrafa, que é um tremendo acrescento às anteriores edições.
Os vinhos chegam apresentados por grandes regiões, não respeitando em alguns casos a nomenclatura oficial. Dentro de cada uma delas as garrafas que escondem o néctar dos deuses agrupam-se por ordem alfabética mas, em caso de se perder, o leitor poderá recorrer ao índice que se encontra no final do guia.
Para quem deseja perder a cabeça à moda da guilhotina francesa, apresentam-se ainda 10 vinhos imperdíveis que deveriam ser provados pelo menos uma vez na vida. Haja coragem (e sobretudo dinheiro). Da próxima vez que for ao supermercado ou à garrafeira, já sabe o que deve levar bem apertado debaixo do braço.
Sem Comentários