Pulp western conduzido por um motoqueiro habitué da vida de ginásio. Eis um possível e algo críptico cartão-de-visita para Nevada, uma nova série com o selo editorial A Seita, que tem como protagonista maior Nevada Marquez, um tipo dividido entre as recordações do Velho Oeste e o selvático e impiedoso mundo de Hollywood, muito propício a fitas de toda a espécie. Com o terceiro volume a caminho, são dois os volumes publicados em Portugal da série: “ A Estrela Solitária” (A Seita, 2022) e “Estrada 99” (A Seita, 2022).
A ter um perfil no Linkedin, Nevada provavelmente escreveria isto: “Encontro pessoas desaparecidas, entrego coisas. Meto actores no caminho certo, na Yellow Brick Road que leva ao mundo mágico de Oz”.
Em “ A Estrela Solitária”, acompanhamos as filmagens do mais caro western de toda a história, colocado em risco quando MacNabb, o cowboy protagonista, se põe ao fresco na má companhia de Bob Lacy, duplo sofrível e alcóolico esmerado. Nevada ver-se-á atirado para o mundo de Don Villa, que entre outras coisas se dedica ao negócio da papoila. É logo neste primeiro volume que percebemos que Nevada tem contas antigas a ajustar com um tipo chamado Carlsen, e que entre outros mantras segue este: nunca deixes um duelo em revólver alheio.
“Estrada 99” abre bem ao estilo de Hollywood, com uma perseguição a alta velocidade, um tiro no pneu e uma pazada como arma de desarme, tudo para colocar a pergunta do milhão de dólares: “Onde está o Carlsen?”. Da confissão pretendida Nevada não consegue arrancar grande coisa, mas tem agora uma pista que passa por encontrar uma rapariga de Denver.
Desta vez, o mafioso a burlar dá pelo nome de François Cheng, lixado com Nevada por este ter entregue à polícia um tipo carregado de dinheiro que lhe iria, eventualmente, chegar às mãos. Neste confronto entre Cheng e Nevada, teremos a companhia de uma dupla de investigadores do FBI, que se vai divertindo a fazer apostas, ou de Dorothy Johnson, uma jornalista que quer contar o que foi o verdadeiro Oeste – e que é, aparentemente, mais uma do extenso clube de fãs de Nevada: “Não mude nunca, você é o último da sua raça e eu gosto disso!”. Quanto a Louise, a patroa de Nevada e amante de longa data, já fez os planos para quando jogarem a mão a Carlsen: “Voltamos a roubar ostras na Baía de São Francisco! E depois bebemos è memória de Jack London!”.
Nevada é uma série de banda desenhada, em formato gigante, da autoria dos franceses Fred Duval e Jean-Pierre Pécau (argumento) e do neo-zelandês Colin Wilson (desenho), originalmente editada pela francesa Delcourt. Iniciada em 29 de Maio de 2019, tem até ao momento três álbuns publicados, ao ritmo de um por ano.
Sem Comentários