Foi uma das grandes surpresas nacionais de 2022 vindas do planeta da banda desenhada, com texto e ilustrações de Joana Afonso. “Bestiário da Isa” (A Seita e Comic Heart, 2022) apresenta-nos a Isa, trabalhadora precária numa firma de controlo de pragas chamada “Pega Monstro”, que tem um sonho mantido em pausa há largos anos: tornar-se uma investigadora dos muitos animais bizarros e míticos que povoam o nosso mundo.
O empurrão para a mudança acaba por chegar de um lugar improvável, quando abraça uma missão de babysitting para tomar conta do sobrinho Miguel. Um miúdo que não consegue pousar a sua harmónica, o que está a conduzir Paulo (o irmão de Isa) e Leonor (a cunhada) à loucura – eles que ainda não perceberam bem aquilo a que Isa se dedica: “Também ainda não percebi, acho que é artista independente”. Será com Miguel que Isa irá embarcar numa missão de alto risco, tentando apanhar, numa casa em ruínas, mais um monstro – que, muito provavelmente, acabará por libertar de novo.
“Bestiário da Isa” é uma metáfora monstruosa sobre a coragem, um álbum sobre aquilo que se vai perdendo pelo caminho, os sonhos que vão ficando esquecidos, o medo que se instala e se torna dominador, e de como por vezes o empurrão para a mudança surge dos locais – e das pessoas – mais inesperados. Tudo com um traço expressivo, cores vigorosas ou um caderno gráfico a fazer lembrar o recomendado “Love and Monsters” – e muito, muito chocolate pelo caminho. Muito bom.
Sem Comentários