Depois da bem desenhada edição de 2022, a MONSTRA tem regresso marcado para 2023, com 12 dias de uma programação que terá o Japão como país homenageado. Expoente máximo do cinema de animação e uma referência em todo o mundo, a produção japonesa – cuja importância histórica continua a reflectir-se na actualidade – integra o elenco do 22º Festival de Animação de Lisboa, que terá lugar de 15 a 26 de Março.
Em destaque estará também a produção nacional, no ano em que se comemora o centenário do cinema animado em Portugal. Até dia 8 de Janeiro, as inscrições estão abertas para a submissão de filmes a competir pelo Prémio SPA/Vasco Granja.
Outra aposta vai para a programação da MONSTRINHA, que alcançou mais de 32 mil crianças na edição passada. Este ano, a secção destinada aos mais novos e às famílias traz, como é habitual, uma série de propostas e sessões nas e para as escolas de todo o país.
Além do Cinema São Jorge, a residência oficial da MONSTRA, o festival alarga-se a espaços como o Museu da Marioneta, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e a Sociedade Nacional de Belas Artes – e, pela primeira vez em 15 anos, ao Museu do Oriente, onde será apresentado um conjunto de exposições e sessões especiais, sem esquecer as masterclasses e os workshops apontados aos fãs do cinema de animação e curiosos.
Estão prometidas para breve mais novidades e surpresas vindas de todos os cantos do globo, naquela que será uma das mais antecipadas edições do maior ponto de encontro da animação na capital portuguesa.
Sem Comentários