Na literatura dirigida aos adolescentes e jovens adultos, nomeadamente aquela que aponta ao reino da fantasia ou da ficção, o terreno tem estado povoado por distopias que mostram pouco apetite e livros que arrancam, a Tolkien, mais do que apenas uma costela.
Para Laini Taylor, a fantasia faz-se antes de quimeras e de serafins – ou anjos, se preferirem -, que lutam desde que há memória pela erradicação mútua. Fala-se aqui da trilogia Entre Mundos que, depois da publicação de “A Quimera de Praga” e “Dias de Sangue e Glória“, chega à sua conclusão com “Sonhos de Deuses e Monstros” (Porto Editora, 2015).
“À sua frente, erguia-se o “castelo dos monstros”. No meio do deserto marroquino, era o local onde um exército rebelde de outro mundo se escondia para ressuscitar os seus mortos. Uma fortaleza de lama, com as suas cobras e fedor, os enormes soldados quimeras, o poço de cadáveres…” Não poderia ser senão de desolação o cenário que serve de conclusão ao capítulo final da trilogia. Afinal, são dois mundos que estão à beira de uma guerra cruel, decidindo escolher o mundo dos humanos para servir de arena ao combate final.
Através de um arriscado estratagema, Karou conseguiu assumir secretamente o controlo da rebelião das quimeras, tentando desviá-las do caminho de vingança que está há muito escrito no seu código genético. Quando os céus de Roma se vêem preenchidos por serafins, colocando o mundo entre o fervor religioso e a antecipação do fim do mundo, o dissidente Akiva e os seus (ainda) poucos seguidores juntam-se a Karou e às quimeras, na tentativa de derrotar um inimigo comum: o brutal imperador serafim. Porém, com uma história que veste a pele – e as asas – de um Romeu e Julieta, não será fácil esquecer ódios antigos mesmo que em nome de uma causa maior.
Neste último volume, Lainy Taylor continua a abordar o conflito entre os conceitos de bem e de mal, de luz e escuridão, num mundo onde a violência só poderá ser combatida através do amor, da esperança e, também, da magia. E fá-lo com novas revelações e personagens, algum romance e muitas reviravoltas, que não vão certamente defraudar os leitores que seguiram os anteriores volumes.
2 Commentários
[…] – Sonhos de deuses e sonhos – Laini Taylor – Deus me Livro; […]
Ler aqui: https://acrisalves.wordpress.com/2015/10/02/setembro-de-2015/