A Noa, o Óscar, a Khadija, a Sara e o Cheng são amigos e querem fazer um espetáculo. Divertidos e bem-humorados, escrevem, ensaiam e nem sempre se entendem. Será que estes amigos se vão conseguir entender?
O leitor assiste ao ensaio onde a frustração, a discórdia, a inexperiência, a desilusão ou as trocas de papéis dão lugar à alegria de experimentar coisas novas, de fazer um verdadeiro trabalho de grupo e celebrar a amizade.
O jovem leitor conhecerá os diferentes momentos da montagem de um espetcáculo. E que espectáculo é este? Um concerto? Uma peça de teatro? Ou será uma pintura mural? “Se cada um fizer o que mais gosta, vai correr bem… não vai?”. A escolha não é fácil. Há muitas perguntas, imaginação e criatividade. Os amigos começam a criar: texto, música, cenário, figurinos, assistência técnica de luz e som. Mas afinal, que espectáculo é mesmo este? O leitor deixar-se-á surpreender. No dia do espectáculo… sala cheia. Preparados? Luzes, pano e… Toi Toi Toi! E não se preocupem em desejar boa sorte, uma vez que “no teatro, na dança e noutras artes performativas desejar boa sorte antes da entrada em cena … dá azar?”. Sabiam?
“Toi Toi Toi” (Orfeu Negro, 2022) é uma narrativa visual que se aproxima da estética da banda desenhada, onde o texto é breve e sucinto, evidenciando a ilustração. A paleta de cores e o traço possibilitam a aproximação ao universo infantil, oferecendo, ao jovem leitor, a ideia de que a arte é uma manifestação de liberdade do pensamento.
As guardas iniciais apresentam as personagens do espectáculo, enquanto as guardas finais disponibilizam um glossário internacional sobre as expressões e superstições mais utilizadas no universo do teatro e ouras artes performativas.
Catarina Sobral é ilustradora e designer gráfica. Recebeu o Prémio Internacional de Ilustração da prestigiada Feira de Bolonha em 2014 e a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração em 2017. Faz direcção de arte em teatro e cinema de animação e produziu o programa de rádio Contraconto.
Sem Comentários