Basta olhar para o título para perceber que estamos perante um livro delicioso, que apresenta aos mais pequenos conselhos com a sabedoria do mestre Yoda mas com a gramática menos confusa.
Com palavras de Richard Zimler e ilustrações de Bernardo P. Carvalho, “Dança Quando Chegares ao Fim” (Planeta Tangerina, 2021) põe nas bocas – ou nos bicos – dos animais a tarefa de dar os melhores conselhos para uma vida bem vivida, sempre em respeito pelo “eu” e pelo outro.
Conselhos em rima, que se lêem como pequenas canções, que falam de coisas importantes – e poéticas – como fazer caretas ao espelho, evitar ser resmungão e chato, mudar com frequência de cor ou andar em bicos de pé na escuridão, num livro que é, também, um pequeno tributo à mãe natureza e à obrigação humana perante a conservação e protecção das espécies animais.
As ilustrações de Baernardo P. Carvalho são um mimo, construídas com cores vivas que parecem estar impressas sobre papel de cenário, ou antes pinturas rupestres decididas a saltar das paredes para fazer a festa. Dancemos então.
Sem Comentários