Os pequenos leitores sabem que nem todos os elefantes são iguais. Todos são grandes e pesados, mas nem todos são da mesma cor. Elmer era diferente, tinha várias cores e era aos quadrados, cada um deles com cores diferentes: amarelo, cor de laranja, cor-de-rosa, roxo, azul, verde, preto e branco. Cores que faziam dele um elefante alegre e traquino, diferente de todos os outros. Seria isso mau? Não, pelo contrário. Elmer mostra que ser diferente é bom e divertido.
“O Meu Primeiro Elmer de Natal” (Nuvem de Letras, 2021) é um divertido livro que nos recorda quando chega hora de levar o pinheiro de Natal para casa e enfeitá-lo para festejar os dias natalícios que terminaram há pouco. “Elmer estava a dar uma volta com os elefantes mais novos, para escolherem uma árvore de Natal. Foi então que um alce disse: – Deixa-os ver o Papá Vermelho esta noite, mas fiquem escondidos”.
Faltam apenas dois dias para a véspera de Natal, noite em que o Papá Vermelho faz a sua visita anual para carregar os presentes para o trenó, e os elefantes mais pequeninos estão muito agitados. Este ano, para além de escolher, colher e transportar cuidadosamente o pinheiro, Elmer prepara uma surpresa especial, mas terão de se manter sossegados e escondidos. Será que os jovens elefantes conseguem?
O livro é cartonado e recortado num dos lados, dando destaque ao pinheiro de Natal que podemos ver na casa. Na contracapa, os leitores podem observar a alegria dos pequenos elefantes em torno da árvore e dos presentes.
As aventuras de Elmer acontecem durante todo o ano, em variadíssimas situações. “O Elmer e a História de Embalar” (Nuvem de Letras, 2021) começa quando “Elmer, o elefante às cores, estava prestes a iniciar a sua caminhada da tarde, quando apareceram dois pequenos elefantes, seguidos pela sua mãe”. A elefanta mãe pede ao Elmer que tome conta dos jovens elefantes, Elisa e Elias, que os adormeça e lhes conte uma história de embalar, enquanto ela vai à casa da sua irmã. Elmer decide que uma boa caminhada fatigante também ia ajudar e, durante a caminhada, haverão vários encontros e descobertas. Contará Elmer uma história de embalar?
Recordamos que Elmer foi pulicado originalmente em Inglaterra em 1968. Em 1989, foi editado o primeiro volume da colecção que conta com mais de trinta títulos publicados e mais de 8.5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, traduzidos para mais de 50 línguas. McKee produziu os livros do Elmer em diferentes formatos: livros de banho, para colorir, de abas, pop-up entre outros. Todos um sucesso. Para muitos, Elmer é considerado um clássico da literatura infantil.
David McKee, criador do elefante Elmer, nasceu em janeiro de 1935, em Devon, Inglaterra. Para além do sucesso de Elmer, contamos com outras histórias mais marcantes, como “História verdadeira e triste de seis homens que procuravam a paz”, “King Rollo” e “Two Monsters”. Em 2020, venceu o prémio carreira Booktrust.
Sem Comentários