Bem-vindos a “Blue Exorcist 20” (Devir, 2021), o volume que assinalava, por volta de 2017 – ano da sua publicação original -, 18 anos de vida da série escrita e desenhada por Kazue Kato que, então com 37 anos – tem agora 41 -, dizia isto: “A passagem do tempo instala medo nesta velha mulher!”. Apesar disso a série continua a trilhar o seu caminho, estando neste momento com 27 volumes publicados, que entre nós têm contado com o selo da Devir, a editora portuguesa que tem servido de residência principal ao mangá que se lê por cá.
Com a Academia da Verdadeira Cruz de férias, o tempo é para festejos: Rin e os amigos abrem as hostilidades com uma festa natalícia, começou a contagem descrescente para o casamento do irmão mais velho de Shima – que irá ter lugar no Ano Novo, em Quioto – e Renzo Shima tem uma criança a caminho. Ainda assim, permanece no ar um sentimento de desassossego entre os irmãos Yukio e Rin, que vai crescendo e minando qualquer nota mais festiva.
Enquanto Rin quer que a verdade permaneça escondida, Yukio pretende saber mais sobre a mãe de ambos, de seu nome Yuri Egin, que, de acordo com Shura Kirigakure, uma exorcista sénior com os títulos de Cavaleira, Domadora, Médica e Ária, era inteligente, linda e bondosa. Já os Cavaleiros da Verdadeira Cruz não guardam assim tão boas recordações, preferindo falar na “apóstata que deu à luz os filhos de Satã”.
Em grande neste volume, ainda que numa geografia diferente, está Relâmpago, que continua a pressionar os Illuminati, os suspeitos maiores da sua investigação – mesmo que, para levar as coisas a bom porto, tenha de agredir um exorcista sénior de primeira classe, fazendo com que tenha à perna o arqui-cavaleiro Osceola Braço-Vermelho, da Legião Angélica.
Os monstros parecem estar também em todo o lado, mas este é o volume em que Yukio, um pouco desgovernado – ou, segundo fontes oficiais, “a lutar de forma imprudente” -, irá lançar uma série de questões, umas mais existenciais do que outras: O que é o bem? E o mal? Serão os Cavaleiros da Verdadeira Cruz tão diferentes dos Illuminati? O livro reserva ainda um apêndice festivo, com cartazes e mini-histórias que servem para cortar o bolo e fazer a festa. O volume 21 está também disponível nas livrarias.
Sem Comentários