Escrita e desenhada por Raina Telgemeier, “Drama” (Devir, 2020) é uma novela gráfica que nos conta a história de Callie, estudante do 7º ano do liceu e apaixonada pelo mundo do teatro, que trabalha afincadamente – e algo timidamente – na grande produção teatral do ano da escola. A sua vida é, aparentemente, igual à de qualquer outra adolescente, tendo de lidar com paixões e atracções confusas, novas amizades e todo o drama associado à quase sempre complicada adolescência.
Raina diz ter-se inspirado na sua própria vivência escolar e experiências para criar contexto, tendo ela própria feito parte de um coro e cantado em várias peças escolares, e algumas das personagens terão sido construídas a partir das suas vivências reais. Ficção ou realidade, a verdade é que esta mistura de manga e comics se lê como um bem humorado romance juvenil, onde a partir da encenação de um espectáculo musical se tocam temas importantes como a descoberta sexual, a auto-descoberta, a empatia para com orientações sexuais diferentes e a masculinidade tóxica.
De fora ficaram as questões raciais, que neste contexto escolar de diversidade poderiam ter sido exploradas de forma a criar uma consciência de mudança e aceitação. De qualquer forma, com mais ou menos estereótipos, Raina Telgemeier escreveu aqui uma novela bem-humorada e inclusiva, capaz de despertar a consciência dos jovens adultos.
Raina Telgemeier cresceu em São Francisco, na Califórnia. Mais tarde mudou-se para Nova Iorque, onde se licenciou em Ilustração na School of Visual Arts. O seu livro, Sorri, uma memória gráfica inspirada na sua infância, foi bestseller do New York Times e ganhou os prémios Will Eisner para Melhor Publicação para Adolescente e Boston Globe Horn Book. Adoptou e ilustrou as novelas gráficas de O Clube das Baby-Sitters, colecção igualmente seleccionada para a lista da YALSA e para o top 10 da lista de Novelas Gráficas para a Juventude da Booklist. Vive no bairro de Astoria, em Nova Iorque, com o seu marido e colega cartoonista Dave Roman.
Sem Comentários