Após um adiamento de três meses, abrem hoje as portas da 90ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que regressa ao Parque Eduardo VII para de lá só sair depois de dia 13 de Setembro. A lotação, de forma a permitir manter um distanciamento social, está limitada a 3300 visitantes. De acordo com a organização, esta será a edição que apresentará “a maior oferta editorial de sempre“, com 310 pavilhões, 117 participantes e a representação de 638 marcas editoriais – apenas suplantada em tamanho pela Feira de 2018.
Com o bicho à solta, todo o cuidado será pouco. Nas entradas haverá desinfectante para as mãos e controlo de visitantes. O uso de máscara é obrigatório em todo o recinto, quer por expositores, quer pelo público visitante, exigindo-se um distanciamento social de dois metros entre pessoas enquanto decorrem as diversas centenas de actividades. De acordo com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) e a Câmara Municipal de Lisboa, a distribuição dos pavilhões foi de modo a afastá-los mais do que era habitual, tendo havido também uma redução dos espaços de restauração. O que aumenta em quantidade são as actividades ao ar livre.
A sempre apetecível Hora H oferece descontos mínimos de 50% em livros lançados há mais de 18 meses, entre segunda e quinta-feira, das 21h00 às 22h00. Em termos globais, o menu literário é o mesmo de sempre: muitos lançamentos e apresentações de livros e sessões de autógrafos, sendo necessário efectuar inscrição prévia junto das editoras.
De regresso está também a missão “Doe os seus Livros”, uma iniciativa da APEL e do Banco de Bens Doados (BBD), que desafia os visitantes a doar os livros novos ou usados que não queiram guardar (há um pavilhão específico, junto à entrada Sul do Parque Eduardo VII) para que estes possam ganhar novos leitores. O Presidente da República estará presente na inauguração oficial do evento, que decorre esta quinta-feira pelas 17h00.
Quanto a novidades literárias, elas não faltam. Até porque a quase totalidade dos lançamentos entre finais de março e até julho foram adiados e só apareceram nos últimos dias nas livrarias reabertas. Não vão faltar livros de todos os géneros nesta 90.ª edição da Feira do Livro de Lisboa.
Horário da Feira:
segunda a quinta: 12h30 às 22h00
sexta: 12h30 às 00h00
sábado: 11h00 às 00h00
domingo: 11h00 às 22h00
Página oficial – Feira do Livro de Lisboa
Quanto à Feira do Livro do Porto, começa a 28 de Agosto e termina a 13 de Setembro. Tal como em anos anteriores, o evento irá realizar-se nos Jardins do Palácio de Cristal, mas com o espaço condicionado e participação condicionados às condições sanitárias exigidas no contexto da pandemia. A autarquia já divulgou o horário de funcionamento, que estará aberta a partir das 12h00 (menos aos sábados e domingos, que abrirá uma hora mais cedo) e que encerrará às 21h30 de domingo a quinta-feira e às 23h00 às sextas e sábados.
Sem Comentários