Há dias inesquecíveis, tão bons que não queremos que terminem. Mas qual terá sido o melhor dia de sempre? “À Procura de Ontem” (Fábula, 2020) conta-nos a história de um jovem rapaz, que aplica todo o seu conhecimento na tentativa de encontrar o dia de ontem, o melhor de todos. Uma missão que se revela difícil, muito difícil. Depois de muitas tentativas sem resultado, procura o seu avô e pede-lhe ajuda para encontrar o caminho para ontem: “Porque foi o melhor dia de sempre, Avô!”.
Com a doçura que só os avós conseguem ter, explica-lhe que “os nossos melhores dias criam memórias felizes”, e que nos cabe guardá-las no coração ou no álbum das memórias. Afinal, quem sabe se o dia de hoje não irá deixar memórias para não esquecer, daquelas que queremos guardar no álbum de fotografias. Recordemos os versos de Walt Whitman, que surgem no início da narrativa: “A felicidade não noutro lugar, mas neste lugar… não noutra hora, mas nesta hora”. Será este um livro sobre a nostalgia?
A fantástica ilustração complementa o texto sucinto, permitindo ao leitor perder-se em pormenores e detalhes, (recriando novas aventuras ou, simplesmente, viajando nas memórias felizes do avô e do neto. Para mais tarde recordar.
Alison Jay é uma autora inglesa que estudou design gráfico no London College of Communication, tendo-se especializado em ilustração. Foi nomeada, por duas vezes, para o prémio Kate Greenaway. Trabalha com tinta a óleo de secagem rápida, revestindo por vezes a ilustração com camadas de verniz para lhe dar um efeito envelhecido.
Sem Comentários