É uma das mais castiças séries que poderão encontrar para os mais novos que, em vez do clássico formato álbum, opta antes por uma aproximação à banda desenhada, com ilustrações coloridas, expressivas e bem-dispostas, sempre à volta do triângulo cromático amarelo-azul-cinzento – a que, na segunda aventura, se juntam o preto e o vermelho.
Até ao momento, são dois os volumes da série Narval e Alforreca que poderão descobrir nas livrarias, cada um deles reunindo três histórias bem ao estilo das graphic novels.
“Narval: O Unicórnio dos Mares” (Nuvem de Letras, 2020), que recebeu o prestigiante Prémio Eisner, apresenta-nos ao Narval, que conhece a alforreca depois de ir parar a águas desconhecidas, começando assim uma daquelas amizades improváveis capazes de durar uma vida inteira.
Ao longo desta primeira aventura da dupla ficamos a conhecer alguns factos bem divertidos, como o narval conseguir suster a respiração até 25 minutos ou poder viver até aos 90 anos. Ou sobre as alforrecas, aqui mais à séria, como a picada de algumas poder ser fatal. Assistimos também à formação de um bando aquático, onde cada um dos recrutados tem direito a usar um chifre, tal como este Narval que se assume como um unicórnio dos mares. Um livro onde quase se conseguem cheirar os muitos waffles que vão sendo servidos, e que reserva surpresas como algumas páginas em branco.
“Super-Narval e Alfaísca” (Nuvem de Letras, 2020) começa por lançar uma pergunta bem pertinente, que costuma surgir muitas vezes na cabeça da pequenada: o que é preciso para nos tornarmos num super-herói? Super-fatos, identidades secretas, um parceiro e, claro, um super-poder.
Não faltam nesta segunda aventura mais factos curiosos, agora sobre super-criaturas marinhas, como o facto de os golfinhos dormirem apenas com metade do cérebro de cada vez e um olho aberto. Uma série deliciosa que faz a apologia da amizade e elege os waffles como o alimento mais importante da roda alimentar.
De acordo com o seu cartão-de-visita, Ben Clanton (também conhecido por Clantoons) é um tritão a tempo parcial e autor e ilustrador a tempo inteiro. Adora inventar histórias como Mo`s Mustache, It Came in the mail, Narval: O Unicórnio dos Mares e Supernarval e Alforreca.
Sem Comentários