Está recomendada para crianças até aos 3 anos, e é uma verdadeira delícia. Fala-se aqui da colecção Os Meus Primeiros Heróis (Nuvem de Letras, 2020), cujos dois primeiros volumes são dedicados a Cientistas e Artistas. Livros que a pequenada irá adorar, pois dão para empurrar, puxar e fazer deslizar imagens em busca do que está ainda por revelar – para além de serem muito difíceis de rasgar, com redondos para evitar acidentes de maior.
Com textos e ilustrações muito catitas e coloridas de Nila Tyle – em ambos os volumes -, “Artistas” apresenta-nos a quatro vultos do universo artístico: Artemisia Gentileschi, pintora italiana que utilizouoa estilo barroco; Vincent Van Gogh, que gostava de pintar pessoas e lugares comuns; Frida Kahlo, cujos quadros foram qualquer coisa como uma autobiografia desenhada; e Andy Warhol, que encabeçou o movimento pop art, prometendo quinze minutos de fama a cada um de nós – isto foi antes de saber que as redes sociais um dia iriam tratar disso.
Há, para cada artista, uma pequeníssima biografia sem datas, além de se falar de estilos de pintura, contar-se algumas histórias e revelar-se pormenores sobre arte e a vida de cada um – como Kahlo incluir o macaco e o papagaio de estimação nos quadros ou Van Gogh gostar de pintar com as portadas abertas.
“Cientistas” conta com a consultoria científica de Barbara Taylor, e apresenta-nos a quatro figuras ilustres: Zhang Heng, um astrónomo chinês que ainda arranjou tempo para escrever poemas e inventar coisas; Isaac Newton, um matemático que não cumpriu o sonho da mãe de se tornar agricultor; Madame Curie, física polaca que foi a primeira mulher a receber o Nobel – e que ajudou muitas pessoas a tratar o cancro; e Rosalind Franklin, uma química inglesa que nos ajudou a perceber a forma do ADN. Um festim de cor e movimento que irá encantar os mais catraios. Venham mais.
Sem Comentários