Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sinopse
José Leitão de Barros, figura incontornável do século XX português, geralmente reconhecido como cineasta e propagandista do Estado Novo, alma da Exposição do Mundo Português, dos grandes Cortejos Históricos e dos álbuns de propaganda do regime, teve obra bem mais ampla, como aqui dão testemunho duas das suas netas.
Sendo, por muito tempo, uma das raras figuras com acesso directo a Oliveira Salazar, acabou por tornar-se inconveniente e uma voz crítica do salazarismo e das academias oficiais nas suas populares crónicas, Corvos, publicadas na década de 1960, no Diário de Notícias.
Uma biografia feita a partir de documentos inéditos do vasto espólio de Leitão de Barros, sobre o qual as autoras trabalharam na procura da sua voz.
Sobre as autoras:
Joana Leitão de Barros foi jornalista da imprensa económica e generalista, tendo integrado as redacções do Semanário, Fortuna, DNA, Viver no Campo e V. Foi igualmente colaboradora da secção de economia do jornal Expresso e das revistas do Semanário Económico e Artes & Leilões. Numa segunda existência, fez comunicação empresarial e política. Fez assessoria de imprensa para uma emblemática câmara do PS, para dois ministros da cultura de dois governos do PSD e para uma autarquia alentejana ligada à CDU. Escreveu um guia sobre o litoral alentejano, onde viveu, e editou a revista de uma Fundação regional. Voltou a Lisboa e trabalhou a imagem pública de organizações e marcas de referência.
Ana de Jesus Leitão de Barros Mantero é licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e doutorada em Filosofia, na área da Estética e Filosofia da Arte, pela Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Foi professora do Ensino Básico de Educação Visual e Tecnológica (2º ciclo) e de Filosofia para Crianças (1º Ciclo). Vive em Colares, na “Toca”, na casa desenhada pelo seu avô materno. Como ambientalista tem-se envolvido em diversas iniciativas que viam promover uma consciência ecológica activa, nomeadamente junto dos seus alunos e dos seus cinco netos.
Editora: Bizâncio
Sem Comentários