Já é conhecido o programa completo do 21º Correntes d’Escritas que, entre os dias 15 e 23 de Fevereiro, volta a oferecer literatura da boa à Povoa de Varzim.
À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, serão as Vozes transeuntes nas ruas da poesia a fazer ecoar, no dia 15 de Fevereiro e um pouco por toda a cidade, a chegada das Correntes.
O dia 18 de Fevereiro ficará marcado pela inauguração das diferentes exposições, que estarão patentes nas Galerias Euracini2 e na Galeria Ortopóvoa. No Cine-Teatro Garrett terá lugar a apresentação do projecto do filme “O Sentido da Vida”, com a presença do realizador Miguel Gonçalves Mendes. À noite, o Axis Vermar é o palco escolhido para a apresentação de livros e, também, da Revista de Poesia Lote.
A Cerimónia de Abertura irá decorrer no dia 19, pelas 11h00, no Casino da Póvoa e, às 15h00, o Cine-Teatro Garrett recebe a Conferência de Abertura por Álvaro Siza Vieira. AInda nesse dia, pelas 17h30, o Cine-Teatro Garrett acolhe a Mesa inaugural, intitulada “Já não (se) salva a literatura”, onde caberá a José Carlos de Vasconcelos moderar um grupo de ilustres constituído por Álvaro Laborinho Lúcio, Antonio Colinas, Germano Almeida, Hélia Correia e Marta Bernardes.
Ao longo dos quatro dias – de 19 a 23 – não faltarão propostas como Correntes à conversa, lançamento de livros, um concerto, cinema, exposições, um curso de formação para professores, sessões para alunos e, ainda, a sempre obrigatória Feira do Livro.
Destaque, nesta edição, para a forte presença da literatura catalã. Segundo Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, “a literatura catalã estará cá em grande com exposições, participação de escritores em Mesas e o Instituto Ramon Llull também estará presente”, acrescentando que, além de Barcelona, também houve uma abertura à concorrência: “Convidamos Óbidos a fazer parte deste evento: quanto mais cidades que se dedicam aos livros estiverem envolvidas mais importante será e mais força teremos todos em conjunto”.
Sem Comentários