É um daqueles livros obrigatórios na estante de qualquer fã de Luke Skywalker, Han Solo, Leia, Chewbacca, Rey ou Kylo Ren. Com a assinatura de Jason Fry, “Star Wars: Guia do Explorador da Galáxia” (Dom Quixote, 2019) mistura o saber enciclopédico com a interactividade, num livro para ser lido com a ajuda de uma aplicação móvel mas que, por si só e sem recurso à tecnologia, vale bem a pena juntar à biblioteca espacial.
Como se lê no texto introdutório, estamos perante um “extraordinário compêndio de sabedoria planetária“, que percorre todo o universo da saga constituído no mundo cinéfilo por nove películas. Neste guia, estão reunidos os locais mais significativos de cada planeta e os acontecimentos memoráveis que neles tiveram lugar: localizações de batalhas, locais de nascimento, localizações de bases secretas e outros dados sobre costumes locais, vida selvagem e tradições.
Há, também, uma mistura entre o que está à vista e o que está escondido – daí o recurso ao holoscanner e ao sempre prestável guia BB-8, num mundo tecnológico onde as possibilidades são variadas: ver pormenores de naves como a X-Wing ou a Millenium Falcon, aprender a disparar pistolas de blaster e arcos energéticos, combater dróides, projectar um mapa ou explorá-lo.
No livro somos também acompanhados pelo dróide DK-RA-43, que em tempos estev ligado ao protocolo – foi ele que preparou os muito bem organizados dossiers sobre os planetas, que surgem ao longo da divisão deste guia em seis partes: O Interior (Corellia, Coruscant e Jakku), A Fatia (Kashyyyk, Tatooine, Geonosis, Kessel), Novos Territórios (Yavin 4), Sectores Distantes (Naboo), Limiares Ocidentais (Bespin, Hoth, Mustafar) e Regiões Desconhecidas (Endor, Base Starkiller, Batuu).
Em cada capítulo temos uma pequena mas sumarenta apresentação do planeta, vistas do espaço, mapas cinco estrelas e vistos ao detalhe, dados planetários que incluem sector, tipo, diâmetro ou população (entre outros), um pouco de história, bem como os veículos, espécies, criaturas, armas e os sempre incríveis vilões com que nos iremos cruzar com mais frequência se andarmos a viajar para aqueles lados.
A informação textual é acompanhada de uma paginação e um design de primeira água, composto por stills de filmes, ilustrações, figuras de acção – que aqui surgem em 2D -, desenhos, fotografias e, destaque maior, posters que ocupam uma página inteira e carregam consigo todo o espírito retro. Se é fã de Star Wars, comece a correr e só pare na livraria mais próxima.
Sem Comentários