Não é que alguma vez tivesse estado fora de moda ou ameaçado de não fazer parte das brincadeiras da criançada mas, após a chegada ao grande ecrã naquele que foi um dos grandes filmes de 2014, o Lego voltou a conquistar o planeta, criando uma ponte entre gerações e despertando, nos mais novos – e nos crescidos que os acompanham -, o gosto pela construção, com ou sem instruções.
Uma das vertentes resultantes desta popularidade foi a chegada do Lego ao papel, como é disso exemplo a colecção Lego City que, pelas mãos da Booksmile, chega agora ao quarto número com a publicação de dois títulos: “Agentes Secretos” e “Aventura Gelada“. Para além de muitos jogos, uma história e um tímido contacto com a banda desenhada, ambos os livros oferecem uma mini-figura de Lego.
Em “Agentes Secretos”, o pequeno leitor é convidado a tornar-se um polícia durante algumas horas, treinando o olhar de lince, perseguindo os maus da fita, recolhendo provas e evidências, conhecendo os meios de transporte ao serviço da autoridade, aprendendo um pouco mais sobre camuflagem e retratos-robô, fazendo o reconhecimento de entre uma fila de suspeitos e saber como poderá sair de um labirinto depois de nele se ter aventurado.
Quanto a “Aventura Gelada”, leva-nos em busca de um valioso cristal até ao Ártico, um dos lugares predilectos para os exploradores das terras geladas. O leitor ficará a conhecer como é composta uma equipa de expedição, aprendendo a seguir e desvendar pegadas, a encontrar pedras preciosas em grutas gigantes, fazendo experiências coloridas em tubos de ensaio, vestindo a pele de batedor para abrir túneis na neve, escapando a avalanches, desvendando o significado de estranhos símbolos, ver o mundo através de uns óculos de visão nocturna e encontrando, no final do dia, um iglo para servir de refúgio à tempestade. Duas aventuras que, espera-se, possam constituir um trampolim para o mundo Lego, um dos mais divertidos lugares do universo infinito dos brinquedos.
Sem Comentários