1 ano, 4 revistas, 11 exposições e 8 concertos depois, a revista FOmE completa um ano e faz a festa na Casa da Avenida, em Setúbal, com entrada livre. Nesse dia, para além do lançamento do Vol. IV, será inaugurada a exposição dos artistas que fazem parte deste volume e haverá também um concerto com os Farsa.
Segundo os fundadores, “este evento é um rasgo com aquilo que temos feito até agora, centrámo-nos na criação de uma ambiência, tanto na revista como no evento, que é marcada pelo negro. Acreditamos que esta cor é uma afirmação e não um esconderijo e é com uma afirmação que queremos marcar o primeiro ano de muito trabalho”.
O evento terá lugar entre as 19h00 e as 23h00, marcado pela ocupação total do segundo piso da Casa da Avenida, um espaço cultural onde cada um dos artistas habitará uma sala com a sua instalação/exposição, algumas delas interactivas.
Na exposição do pintor Jorge Charrua, haverá uma consola de jogos que o público poderá usar e que alude a uma das suas pinturas expostas. A instalação sonora da Out.ra, Associação Cultural, levará todo o público a Ouvir arte na casa de banho da Casa d´Avenida.
A FOmE nasceu há um ano, como publicação independente que mostra artistas emergentes, sobretudo da margem sul do Tejo, mas sem considerar o território geográfico como barreira curatorial. De galeria em papel tem-se tornado um projecto expositivo e de programação itinerante, marcando presença em eventos como o Festival da Liberdade, Open Day da ADAO, Festival Cidade Pré- Ocupada ou Festival Trampolim.
Tendo em conta a natureza e actividade da FOmE, o que nasceu como um projecto bicéfalo de Pedro Cunha e Margarida Mata, é hoje uma associação cultural que junta vários artistas locais nos seus órgãos sociais e associados.
A FOmE tem caminhado sem apoios públicos e conta apenas com alguns patrocínios de agentes locais, mas estão já em agenda alguns projectos para o próximo ano. Segundo Margarida Mata, “a FOmE até agora tem agarrado as oportunidades e convites que têm surgido mas não temos ficado apenas sentados à espera. Para o ano temos já algumas coisas marcadas. No início do ano vamos ter uma exposição na Central Gerador no Lumiar, mais para meio do ano vamos também estar integrados na programação de um espaço cultural na Lourinhã onde vamos promover concertos e intervenções de steet art numa pequena Vila, temos parcerias com dois eventos locais onde vamos fazer a programação paralela de exposição e música. Entretanto estamos a perseguir apoios para o desenvolvimento de um ciclo de programação regular na Vila de Pinhal Novo, onde estamos sediados”.
Paralelamente a este lançamento, até dia 12 de Janeiro poderá ser visitada a exposição colectiva Gabinete de Curiosidades no Museu da Música Mecânica (Pinhal Novo), uma retrospectiva do trabalho da FOmE neste primeiro ano.
Programa
14 Dezembro | 19h00 às 22h00 | Casa da Avenida, Setúbal
19h00 | Inauguração de exposição dos Artistas FOmE VOl. IV : Daniela Guerreiro (pintura), Farsa (Musica); Flávio Andrade (Fotografia), Nuno Alecrim (Design); Jorge Charrua (Pintura); Filipa Morgado (Pintura); Inês Oliveira (Dança); Rita Ravasco (Ilustração); A Out.ra Associação Cultural (curadoria musical).
22h00 | Concerto: Farsa
Sem Comentários