Pum! Ranho! Cocó! Vómito! Xixi! Arroto! Palavras que fazem rir? Que irritam os adultos? Talvez sim. Já os miúdos adoram-nas. Alguns repetem-nas vezes sem fim, acompanhadas de um riso contínuo. Uma boa asneira, uma boa piada escatológica, faz as delícias dos mais jovens, mas nem sempre dos adultos que estão por perto. Quando tal acontece, entra em acção o Z. De zanga. Da “zanga que há em casa do Henrique todos os dias por causa das asneiras que ele faz”.
“O Alfabeto Nojento” (Caminho, 2019) é o novo livro de David Machado, com ilustrações de David Pintor, onde o alfabeto é apresentado pelo Henrique, um jovem rapaz traquinas, astuto, inquieto. A sua predilecção é pregar partidas nojentas a familiares e amigos e, simultaneamente, exercitar o alfabeto. Henrique domina, e bem, o alfabeto escatológico, como as letras C – “é do cocó de cão que ele levou, com uma pá de lixo, para o elevador e que seis pessoas pisaram naquela manhã” – H – “é o hálito pestilento que saiu da boca do seu melhor amigo depois de beber o copo de leite fora de prazo que o Henrique lhe ofereceu” – ou o P – “é do pum que ele deu no autocarro a caminho da escola e que obrigou o motorista a parar para toda a gente sair”.
A ilustração, muito próxima da caricatura, enfatiza o ar irrequieto do jovem Henrique, de cabelo ruivo, olhos vivaços e um sorriso aberto. A capa do livro, essa, fornece desde logo indícios que permitem ao leitor adivinhar a história endiabrada que irá encontrar. O texto, curto e preciso, é suficiente para apresentar cada letra do alfabeto, que surge numa só página a par de uma ilustração.
David Machado é o autor dos contos infantis “A Noite dos Animais Inventados” – Prémio Branquinho da Fonseca, da Fundação Calouste Gulbenkian e do jornal Expresso -, “Os Quatro Comandantes da Cama Voadora”, “Um Homem Verde Num Buraco Muito Fundo”, “O Tubarão na Banheira” – Prémio Autor SPA/RTP 2010 de Melhor Livro Infanto-juvenil -, “A Mala Assombrada” e “Parece Um Pássaro”.
David Pintor é natural da Coruña, em Espanha. Nasceu em 1975. Ilustrador e caricaturista. Seleccionado em 2007, 2010 e 2011 para a mostra de ilustradores da feira do livro infantil de Bolonha. Em 2009 e 2011 foi seleccionado para a bienal de ilustração de Bratislava.
Sem Comentários