De 14 a 17 de Novembro, os Açores vão ser palco da 2ª edição do encontro literário Arquipélago de Escritores, promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, que levará a São Miguel e à Terceira escritores nacionais de peso e uma confirmação internacional de nomeada. Tal como aconteceu na primeira edição, a missão permanece inalterável: que os livros e os seus autores sejam celebrados num território de grande tradição literária – os Açores.
Consagrando a forte ligação dos Açores aos EUA, está confirmada a presença do autor americano Teju Cole, autor de livros como “Cidade Aberta” e “Todos os Dias São Bons Para Roubar”, ambos publicados em Portugal com o selo da Quetzal.
Dos Açores e de Portugal continental estão confirmados nomes como Dulce Maria Cardoso, Richard Zimler, Urbano Bettencourt, João de Melo, Joel Neto, Domingos Amaral, Eduíno de Jesus, Carlos Bessa, Pedro Vieira, Rui Tavares, Isabel Lucas, Filipe Homem Fonseca ou Norberto Ávila.
O poeta J.H. Santos Barros será homenageado e recordado, com a estreia oficial, em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, do documentário Fazer Versos Dói, numa altura em que é editado pela Imprensa Nacional o volume que reúne toda a sua obra poética.
O professor e crítico Vamberto Freitas será protagonista do encerramento do Arquipélago de Escritores, numa entrevista a ocorrer na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, conduzida pelo director do Encontro, o escritor Nuno Costa Santos.
Além dos eventos com autores, da programação fazem também parte o concerto A Voice For Freedom, em que Sara Miguel canta Nina Simone, e a exposição de fotografias de Bernardo Sassetti, E Ainda por Cima está Frio, ambos a ter lugar no Teatro Micaelense.
Apoios decisivos para a realização do evento são os do Governo dos Açores (DRAC), da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do Grupo Bensaúde, do Chá Gorreana e da Terauto e Toyota Hybrid. À semelhança do que aconteceu na primeira edição, o Arquipélago de Escritores conta também com vários parceiros, como o Teatro Micaelense, o Instituto Cultural de Ponta Delgada, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, o Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas, a RTP Açores, o Cine-Clube da Ilha Terceira, a Escola Secundária Antero de Quental, a Escola Secundária Domingos Rebelo e a Livraria SolMar, entre muitos outros.
Sem Comentários