Curtas da Estante é uma rubrica de divulgação do Deus Me Livro.
Sinopse
Neste O Café de Lenine tudo é possível: uma solução ecológica para evitar o fim da imprensa em papel, a reabilitação das baratas a partir de um almoço com Arrabal, a descida ao último círculo do Inferno numa mina de cobre do Chile, onde Lúcifer espera por um subsídio de reintegração social, uma noite com Emma Bovary num quarto do Luxemburgo, Rousseau apontado como exemplo numa conversa entre Guerra Junqueiro e Lenine num café de Berna, a procura infrutífera de combates no campo de Waterloo atrás de Fabrice del Dongo, fugido da Cartuxa de Parma de Stendhal.
Uma obra fora do comum que, atravessando várias épocas, rouba personagens a grandes clássicos da literatura, e combina ficção, crónica, memórias e reflexão.
Um livro para todos os que gostam de ficção em torno de livros e da literatura.
Texto muito engenhoso e imaginativo, entre o biográfico e o ficcional onde o narrador-autor reflecte sobre a criação literária e algumas das questões que os escritores se colocam.
Sobre o autor:
Nuno Júdice nasceu na Mexilhoeira Grande, Algarve, em 1949. Formou-se em Filologia Românica e foi professor associado da Universidade Nova de Lisboa, onde se reformou em 2015. Entre 1997 e 2004 foi Conselheiro Cultural e Director do Instituto Camões em Paris. É autor de estudos sobre teoria da literatura e literatura portuguesa. Tem livros traduzidos em várias línguas, destacando-se Espanha, México, Itália e França, onde está publicado na colecção Poésie/ Gallimard. Dirigiu, de 1996 até 1999, a revista Tabacaria da Casa Fernando Pessoa. Em 2009 assumiu a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Recebeu importantes prémios de poesia em Portugal e no estrangeiro, dos quais se destacam, entre outros, o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha), em 2013, o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México), em 2014, o Prémio Argana de Poesia (Marrocos), em 2015, e o Prémio internacional de Poesia Europa in Versi/ Prémio Carreira (Itália) e o Prémio El Ojo Crítico Ibero-americano de Radio Nacional de Espanha, em 2016. O Café de Lenine é a sua obra de ficção mais recente.
Editora: Dom Quixote
Sem Comentários