A capacidade ilimitada da pequenada para que tudo se transforme em brincadeira está no centro de “O Pirata Valente” (Kalandraka, 2019), mais um lançamento da colecção livros para sonhar, servida em edições cartonadas e cantos redondos pela Kalandraka.
Uma história contada em versos divertidos, que nos diz que “o Pirata Joãozinho é tão feroz / Que ninguém ousa levantar-lhe a voz”. Um pirata de pala no olho que, mesmo sem tirar os pés de casa, nos leva a sulcar mares em busca de façanhas e tesouros bem enterrados, um pouco como na incrível viagem onde Sendak nos levou a visitar o lugar “Onde Vivem os Monstros”.
As ilustrações encarnam o espírito irrequieto do pirata João, com traços vigorosos e cores suaves, acompanhando também elas a passagem da ficção à realidade. Quanto a ensinamentos, há um que salta à vista: não há pirata que se aguente com o estômago vazio.
Ricardo Alcántara (Montevidéu, Uruguai 1946) estudou Psicologia em São Paulo mas, em 1975, mudou-se para Barcelona, onde reside, tendo-se desde então dedicado à literatura. Publicou mais de uma centena de livros, entre novelas – algumas delas traduzidas para várias línguas – e obras para o público infantil e juvenil. Recebeu os prémios Austral Infantil 1987, Lazarillo 1987 e Apel·les Mestres em 1990. A sua produção literária figura na Lista de Honor do Banco del Libro da Venezuela e The White Ravens.
Gusti (Buenos Aires, Argentina, 1963) estudou na Escola de Arte Fernando Fader e trabalha em animação para televisão e como ilustrador de banda desenhada e álbuns ilustrados. Mudou-se para a Europa em 1985: Paris, Madrid e Barcelona. Recebeu, entre outros, o Prémio Apel·les Mestres, a Maçã de Ouro de Bratislava (1989), o Prémio Nacional de Ilustração (1990), o Prémio Lazarillo (1991), a menção honrosa no Prémio Iberoamericano de Ilustração (1994) e o Prémio Serra d’Or y Junceda (2007, 2015). A sua obra foi seleccionada para o White Ravens, o Banco del Libro de Venezuela e a Lista de Honra IBBY. Leciona na pós-graduação de ilustração na escola de design Eina. Para além de colaborar em projectos relacionados com a natureza, é cofundador da Windows-La Ventana, uma associação que promove a integração de pessoas com necessidades especiais através do trabalho com as artes plásticas. (http://gustiart.com)
Sem Comentários