O Clube de Leytura está, desde o passado dia 1 de Junho, declarado aberto. Falamos aqui do clube português de subscrição de livros infantis e juvenis que foi apresentado, bem a propósito, no Dia Internacional da Criança, num lançamento que teve lugar na Feira do Livro de Lisboa.
Contribuir efectivamente para desenvolver bons hábitos de leitura e para a criação da primeira biblioteca em casa a um preço muito acessível e com toda a comodidade são os principais objectivos do projecto.
A partir de agora, um simples registo em clubedeleytura.com vai permitir que crianças e jovens portugueses recebam, todos os meses, dois livros, que serão seleccionados por editores, escritores, ilustradores, professores e outros especialistas, que formarão o colectivo de curadores do Clube de Leytura.
Esta nova iniciativa do grupo editorial LeYa, que é também o primeiro projecto de subscrição de conteúdos culturais a ser lançado em Portugal, pretende reforçar hábitos de leitura, dar a conhecer autores e obras de referência – com particular relevância para autores portugueses – e recriar tempo de qualidade entre pais e filhos. O universo de escolha envolve livros das editoras da LeYa e de outras editoras do mercado.
Pensada para cinco faixas etárias, entre os 0 e os 13 anos, esta selecção mensal de livros permitirá aos mais jovens desenvolver hábitos de leitura regulares e consistentes, e aos adultos ganharem momentos de leitura com as crianças e os jovens. Todos os meses os subscritores receberão, por e-mail, informação sobre os dois livros recomendados, podendo então optar por estes ou, em alternativa, por outros de entre um vasto catálogo.
Na primeira semana do mês seguinte receberão, por correio, em sua casa ou noutro local que indicarem, uma caixa com os seus dois livros para a faixa etária em que se registaram, bem como um conjunto de surpresas, e tudo por um valor de 9,90 € com o custo dos portes incluído.
Neste primeiro mês, os escritores Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, António Mota e Alice Vieira, e a editora de literatura infantil e juvenil, Carla Teixeira Pinheiro, são os curadores “de serviço”, que irão transmitir aos subscritores os critérios das suas escolhas.
Os dez primeiros livros – dois por faixa etária – a integrarem a selecção do Clube de Leytura e a chegarem a casa dos subscritores serão: “Pinguim”, de Polly Dunbar e “Parabéns”, da DK (0-3 anos), “A Menina que Sorria a Dormir”, de Isabel Zambujal e “Adivinha o Quanto eu Gosto de Ti…Todo o ano”, de Sam McBratney (4-5 anos), “A Joaninha Vaidosa”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, e “O Alfabeto dos Bichos” de José Jorge Letria (6-8 anos), “Diário de uma Totó – Volume 1”, de Rachel Renée Russell, e “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Éxupéry (9-10 anos) e, por fim, “O Rapaz do Pijama às Riscas”, de John Boyne, e “As Gémeas no Colégio de Santa Clara”, de Enid Blyton (11-13 anos).
Nas caixas, desenhadas e ilustradas a pensar nos destinatários mais novos, seguirão também outros brindes especiais adequados a cada faixa etária, para que a sua chegada por correio se torne ainda mais emocionante para as crianças e jovens que os recebem.
Nos próximos meses, o Clube de Leytura vai crescer e terá novas vantagens para os subscritores. Novos curadores se juntarão todos os meses para seleccionar livros de qualidade, novos brindes serão incluídos nas caixas, assim como outras boas surpresas resultantes de parcerias com diferentes entidades – e ainda convites para eventos exclusivos para os membros do Clube de Leytura.
Para Tiago Morais Sarmento, Administrador da LeYa, “o Clube de Leytura pretende ser um serviço prestado à comunidade e uma resposta do Grupo à clara necessidade de criar hábitos de leitura nas crianças e famílias portuguesas. Para além da facilidade e comodidade do serviço, permite ainda adquirir livros para a sua primeira biblioteca com um desconto de cerca de 40% face ao valor de capa o que representa também uma vantagem económica muito relevante”. Os primeiros curadores do Clube reforçam esta ideia. Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada sublinham que o Clube de LeYtura “é uma iniciativa muito louvável e inovadora”, reforçando aquilo em que cientistas que estudam o cérebro são unânimes: “a prática da leitura é o factor mais importante para o desenvolvimento intelectual das crianças e dos jovens”. António Mota destaca a emoção que as crianças irão sentir ao “abrir a caixa do correio” e ao verem “que os livros que estavam dentro ganharão novos leitores”. Alice Vieira refere que “só com boas histórias os mais novos se tornam grandes leitores”.
Subscrição disponível em www.clubedeleytura.com.
Sem Comentários