Nesta Colecção Tesouros da Literatura, que até ao momento conta já com mais de uma dezena de títulos publicados – fomos prendados com dois títulos, de que se falará adiante -, o objectivo anda à volta da ideia de serviço público: publicar obras clássicas, de autores nacionais e estrangeiros, com diferentes temas e estilos de escrita.
São livros para todos os públicos, em edições que contam com capas deliciosas, juntando o lado semi-áspero do toque e o mate do papel a ilustrações belíssimas, que trazem para a frente todo o imaginário que o livro esconde lá dentro.
Recomendado para o 6º ano, “As Viagens de Gulliver” (Fábula, 2018) é o livro maior de Jonathan Swift, que conta as aventuras e desventuras de Lemuel Gulliver nas suas quatro viagens, que o levam a conhecer lugares longínquos e seres improváveis – desde os pequenos liliputianos aos gigantes de Brobdingnag. Uma viagem que durará 17 anos da sua vida.
Para o 9º ano está recomendado um conto dividido entre a tragédia e a comédia, assinado pelo enorme Oscar Wilde. “O Fantasma de Canterville” (Fábula, 2018) apresenta-nos ao embaixador americano Hiram B. Otis, que decide mudar-se com a família para Inglaterra e comprar o Castelo de Canterville, mesmo depois de ter recebido mais do que suficientes aviso, todos eles falando em assombração. Será contudo um fantasma que, contra todas as previsões, se verá metido numa grande encrenca.
Ambas as edições contam com prefácios certeiros de Maria do Rosário Pedreira, que se lêem como uma espécie de degustação literária. A juntar às belíssimas capas e a uma paginação exemplar, temos aqui uma boa colecção para pôr os mais jovens a ler os clássicos – e os adultos a relê-los ou a descobri-los.
1 Commentário
Looool