Kass Morgan não é uma novidade no universo literário, como também não o é no mundo da ficção científica. Para muitos, este género será apenas um role de histórias banais que ocorrem no Espaço mas, na realidade, esconde muitas vezes a perfeita conjugação de todos os géneros literários, naquela que poderá ser uma realidade futura ou actual – mas que, normalmente, se escolhe ver como pura fantasia.
Em “Light Years” (Topseller, 2018), seguimos quatro protagonistas pelos seus próprios olhos, e uma série de aventuras que a autora torna familiares e relacionáveis, salpicadas por esclarecedores flashbacks que tornam fácil visualizar estes personagens.
Vindos de planetas diferentes, encontram-se na Academia da Frota Quatra, uma escola de oficiais responsável pela protecção do sistema solar, onde são obrigados a formar equipa. Embarcam assim numa demanda recheada de mistérios, traições e esquemas, em que as suas diferenças são tão vantajosas quanto desfavoráveis.
Repleto de lições e morais, relembra os leitores de que os conceitos de bem e mal, ou mesmo ganhar e perder, são guidelines subjectivas, e que talvez ser humano seja apenas tentar encontrar o equilíbrio que cause menos dano, mesmo que este seja inevitável.
Um livro muito difícil de pousar e que clama por uma sequela, aconselhado para todas a idades, especialmente para quem se achar demasiado crescido para um livro que provavelmente não sairá da secção infanto-juvenil: vão surpreender-se.
Sem Comentários