Como manda a tradição, o Deus Me Livro apresenta aos leitores os títulos que as editoras prepararam para o assalto às livrarias nestes primeiros meses de 2019. Seguem-se, à boleia de sinopses e press releases, as novidades cozinhadas pela Orfeu Negro no que toca a Ensaios e à Colecção Casimiro.
“Guerra e Cinema – Logística da Percepção” | Paul Virilio
Lançamento: Janeiro
O ensaísta e urbanista Paul Virilio documenta neste livro a relação entre o cinema e várias guerras ao longo do século XX, demonstrando como o domínio da percepção mediática pode ser mais decisivo do que os acontecimentos no campo de batalha. Uma reflexão indispensável sobre a capacidade persuasiva das imagens de guerra.
“Confissões de um Travesti” | Anónimo (texto) e João Maio Pinto (ilustrações)
Lançamento: Fevereiro
Colecção Casimiro | Livros ilustrados para gente madura e extravagante
“Tenho quarenta e três anos, sou casado e pai de família. Nem sempre vivi fascinado pela roupa feminina. Durante muitos anos, até ao meu casamento, eram só as cuecas delas que me atraíam. Embora ainda não tivesse chegado, talvez, a altura de vestir toda a toilette de uma mulher, esse desejo crescia já em mim e esperava a ocasião para se manifestar.”
“Verde – História de uma Cor” | Michel Pastoureau
Lançamento: Março
A Orfeu Negro prossegue a publicação da obra do historiador francês Michel Pastoureau, um dos primeiros especialistas na simbólica das cores. Depois de PRETO e AZUL, é a vez da cor verde nos contar a sua (e a nossa) multifacetada história, num tom simultaneamente erudito e pleno de curiosidades.
“Memórias da Plantação – Episódios de Racismo Quotidiano” | Grada Kilomba
Lançamento: Abril
Grada Kilomba é uma artista interdisciplinar e escritora que vive em Berlim – com raízes em São Tomé e Príncipe, Angola e Portugal. O seu trabalho analisa a memória, o trauma, a raça e o género; em 2017, a exposição Grada Kilomba. Secrets to Tell inaugurou a programação do
Project Room no MAAT, em Lisboa. Memórias da Plantação, originalmente publicado em inglês, é uma compilação de episódios de racismo quotidiano escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas.
“Estética do Performativo” | Erika Fischer-Lichte
Lançamento: Maio
Partindo das questões fundamentais levantadas pelas artes performativas e pelo teatro experimental, Erika Fischer-Lichte propõe uma nova compreensão da arte e da sua relação com o público e os processos socioculturais. Traduzida pela primeira vez para português, esta é uma obra fundamental, a par de A Arte da Performance, de RoseLee Goldberg, e Teatro Pós-Dramático, de Hans-Thies Lehmann, também publicadas pela Orfeu Negro.
“Improvisando – A nova geração do jazz português” | Entrevistas por Nuno Catarino | Fotografias de Márcia Lessa
Lançamento: Maio
Inclui entrevistas a:
Ricardo Toscano | João Hasselberg | André Santos | Rita Maria Pedro Branco | Desidério Lázaro | João Barradas | Sara Serpa Gabriel Fernandini | Luís Figueiredo | César Cardoso | Susana Santos Silva | João Mortágua | Pedro Melo Alves
“Sinais de Cena”
Revista de Estudos de Teatro e Artes Performativas
Lançamento: Junho
O número de 2019 é dedicado ao tema «Prática como Investigação» e conta com a participação de vários autores nacionais e internacionais. Para além dos vários ensaios, críticas a espectáculos e recensões a livros sobre artes performativas, neste número destaca-se uma longa entrevista ao actor e encenador Pedro Gil e um portefólio dedicado ao histórico fotógrafo de teatro J. Marques.
“Espaço Comum – A Cidade como Espaço Comunitário | Stavros Stavrides
Lançamento: Junho
Através de uma análise fascinante de determinadas tendências globais como a habitação social, os espaços ocupados, os mercados de rua, _street art_, entre outras, o activista e arquitecto Stavros Stavrides reflecte sobre as noções de espaço privado e espaço comum e o modo como estas influenciam e incentivam novas formas de vida e relações sociais.
“Fundamento e Imersão – Ensaios sobre Ética” | Vários autores
Lançamento: Julho
Conjunto de ensaios dedicados à teoria dos média e à filosofia da técnica. Com a autoria de José Bragança de Miranda, Wolfgang Ernst, Jussi Parikka, Luís Cláudio Ribeiro, José Gomes Pinto e João Manuel Marques Carrilho.
“Manifesto Contra-Sexual” | Paul B. Preciado
Lançamento: Julho
Depois da publicação de Virginie Despentes, Judith Butler e bell hooks, as edições Orfeu Negro somam o filósofo Paul B. Preciado à sua recente série sobre estudos de género. MANIFESTO Contra-Sexual, originalmente publicado em 2000, é já um livro de culto da teoria queer, que nos convida a repensar as nossas concepções de corpo, género e sexualidade para dinamitarmos de vez a estrutura patriarcal heteronormativa.
“A Força da Forma” | Mário Moura
Lançamento: Setembro
Mário Moura, crítico, professor de design e autor de O DESIGN QUE O DESIGN NÃO VÊ (Orfeu Negro, 2018), apresenta agora um ensaio visual, centrado no livro-objecto e nas práticas de design editorial. Lançamento em conjunto com exposição no âmbito da Porto Design Biennale 2019.
“Escultura Negra” (título provisório) | Carl Einstein
Lançamento: Setembro
Originalmente publicado em 1915, NEGERPLASTIK apresenta-se pela primeira vez traduzido em Portugal. Um texto denso e revolucionário sobre a escultura africana que desafiou vários preconceitos sobre o tópico e que viria a influenciar decisivamente algumas vanguardas europeias do século XX.
“Vermelho – Hitória de uma Cor| Michel Pastoureau
Lançamento: Setembro
Ainda que na nossa vida quotidiana o lugar do vermelho se tenha tornado discreto – pelo menos se o compararmos com aquele que foi o seu papel na Antiguidade greco-romana ou na Idade Média –, esta cor continua a ser a mais forte, a mais notável, com mais potencialidades poéticas, oníricas e simbólicas.
“História da Virilidade 2 – O Triunfo da Virilidade. O século XIX” | Coord. Alain Corbin
Lançamento: Outubro
O que significa hoje ser-se viril? E o que significava há cem ou mil anos? Estará a virilidade em crise nas sociedades contemporâneas? HISTÓRIA DA VIRILIDADE, organizada em 3 volumes, traça a genealogia da identidade masculina e a sua transformação ao longo dos séculos nas sociedades ocidentais. O segundo volume ocupa-se do século XIX, período em que a virtude da virilidade se impõe com força máxima.
“Pode a Subalterna Falar?” | Gayatri Chakravorty Spivak
Lançamento: Outubro
Disponível pela primeira vez numa tradução em Portugal, PODE A SUBALTERNA FALAR? representa um marco teórico nos estudos pós-coloniais e uma interrogação fundamental das subjectividades políticas ditas periféricas. Tradução e prefácio de António Sousa Ribeiro.
“O que é a Arte? – Conversas com Joseph Beuys” | Volker Harlan
Lançamento: Novembro
Joseph Beuys é amplamente reconhecido como um dos artistas mais importantes e inspiradores do século xx. As suas conversas com Volker Harlan são seminais para a compreensão da obra de Beuys e da sua extensa concepção de arte – uma arte indissociável de todas as formas de vida, baseada no pensamento crítico do capitalismo e da democracia e englobando reflexões sobre ecologia e novas formas de dinheiro.
“Vera Mantero – Questões Fundamentais” (título provisório) | Vários autores | Org. Ana Pais
Lançamento: Novembro
Inclui prefácio de André Lepecki, textos de Vera Mantero, António Guerreiro, Nuno Crespo, Peter Pál Pelbart, Isabel Launay e Bojana Kunst. Lançamento no âmbito das comemorações 20 anos d’O Rumo do Fumo, estrutura de criação da coreógrafa Vera Mantero.
Sem Comentários