Como manda a tradição, o Deus Me Livro apresenta aos leitores os títulos que as editoras prepararam para o assalto às livrarias nestes primeiros meses de 2019. Seguem-se, à boleia de sinopses e press releases, as novidades cozinhadas pelo Penguin Random House Grupo Editorial, constituído pelas chancelas Alfaguara, Companhia das Letras, Objectiva, Suma de Letras, Arena, Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta, para o 1º trimestre de 2019.
—
Um dos livros que marcam o início do ano editorial é “A Noite da Espera”, de Milton Hatoum (nas livrarias a 15 de Janeiro). Um dos 10 livros finalistas do Prémio Oceanos e vencedor do Prémio da União Brasileira de Escritores. Um magistral romance de formação ambientado na ditadura que amordaçou o Brasil, Milton Hatoum transita com a habilidade que lhe é própria entre as dimensões pessoal e social do drama e faz de uma ruptura familiar a outra face de um país dividido. Um romance que se revela particularmente pertinente no momento político que atravessa o Brasil.
“O Homem Mais Rico do Mundo – As Muitas Vidas de Calouste Gulbenkian”, de Jonathan Conlin. O autor enfrenta, neste livro, o carácter quase mítico de Calouste Gulbenkian, escrutinando a vida e os negócios de um dos homens mais influentes do seu tempo. Escrita a partir da consulta dos arquivos pessoais de Calouste Gulbenkian em arménio, francês, inglês, alemão, russo e turco, esta é a biografia de um homem complexo, no aniversário dos 150 anos do seu nascimento.
“O Dia em que Perdemos a Cabeça” é o primeiro romance de Javier Castillo. Autor sensação em Espanha com mais de 275.000 exemplares vendidos e 10 semanas consecutivas nos tops de vendas. Um thriller delirante e meticulosamente construído. (Nas livrarias a 15 de Janeiro)
Publicado pela Alfaguara em Julho de 2012 e finalista do Man Booker Prize, “Os Irmãos Sisters”, de Patrick DeWitt, é um premiado autor canadiano. O livro é uma espécie de western sentimental, que conta a história de dois irmãos de sangue, parceiros de crime, que viajam pelo país com o objectivo de aniquilar o seu maior inimigo. Chega a 10 de Janeiro aos cinemas.
O mês de Fevereiro será marcado pela publicação de um novo romance de Pedro Vieira, o primeiro na Companhia das Letras: “Maré Alta”, uma história de família, cheia de ausências, como são muitas. Homens que partem, mulheres que ficam e que cerram os dentes. Uma espécie de história de Portugal do século XX pelos olhos dos desvalidos de várias partes do país. E pela reedição, também na Companhia das Letras, de “Materna Doçura”, de Possidónio Cachapa, o seu primeiro romance (depois de uma primeira novela) que o fez entrar de rompante no panorama literário português.
Na Alfaguara, destacamos o romance espanhol “Em Tudo Havia Beleza” (Ordesa), do autor galego Manuel Vilas. Este foi o romance literário que mais surpreendeu os leitores e os críticos espanhóis em 2018, eleito Melhor Livro do Ano pelos jornais El País e El Mundo.
O mês de Março verá chegar às livrarias, com a estampa da Companhia das Letras, um novo romance de João Tordo, depois de “Ensina-me a Voar Sobre os Telhados”.
Ainda na chancela Suma de Letras destacamos o thriller do criador da série de culto The Killing, Soren Sveistrup, “O Homem das Castanhas”. Uma mistura sagaz de policial processual, thriller político e drama familiar. Um bestseller na Dinamarca e com os direitos já vendidos para série de TV.
Também os mais novos poderão encontrar várias novidades nas livrarias portuguesas: “Sou Uma Rapariga Rebelde: Caderno de Revoluções”, das autoras de Histórias de Adormecer Para Raparigas Rebeldes”. O companheiro ideal para os espíritos mais combativos e desejosos de construir um mundo melhor, todos os dias, página a página.
O Elmer, o Elefante às Cores, de David Mckee é um clássico infantil que já vendeu 8 milhões de exemplares. E o princípio de 2019 traz-nos um novo título da colecção: “O Elmer e as Baleias”.
As histórias do Elmer são ideais para transmitir valores tão importantes como a solidariedade, o respeito, a amizade e, acima de tudo para celebrar a diferença. O Elmer e o seu primo Wilbur nunca viram baleias e não querem perder a oportunidade de as conhecer, mesmo que isso implique dois elefantes em cima de uma jangada, mas a viagem torna-se uma inesperada aventura quando dão por si perdidos no mar. Conseguirão as baleias ajudá-los a voltar para terra firme?
“Charlie Transforma-se Numa Galinha”, de Sam Copeland, é o primeiro livro de uma série hilariante e genuinamente enternecedora, perfeita para os fãs de David Walliams e Tom Gates. Além de proporcionar uma leitura divertida e viciante, passa também uma importante mensagem para crianças que lutam com problemas de ansiedade e ajuda-as a ultrapassar as dificuldades com que são confrontadas no dia-a-dia.
Uma grande aposta para o publico pré-adolescente é o primeiro livro da youtuber, influencer e actriz Inês Faria, “As Coisas Que Os Teus Pais Não Disseram”. Inês Faria escreve este livro com objectivo de acabar de vez com esta ideia de que crescer é uma «maravilhosa aventura» e vem em auxílio de toda uma geração que só está só a tentar sobreviver a mais um dia. No meio de tantas coisas que os nossos pais nos dizem, ninguém diria que o que realmente nos tira do sério é o que eles não disseram.
Continuamos a publicação da série de grande sucesso, “Bia e o Unicórnio”, de Dana Claire Simpson, com a publicação do quarto volume. Os mais novos, e os mais velhos também, vão poder continuar a acompanhar as aventuras mágicas e hilariantes, de Pureza de Narinas Celestiais, uma mítica criatura da floresta cheia de si, e a Bia, uma menina tão inteligente quanto atrevida.
Sem Comentários