Com a assinatura da dupla Veronica Salinas (texto) e Camilla Engman, chegam às livrarias nacionais dois títulos que têm, como protagonista, um pato castanho de ar melancólico, e que tratam de dois temas difíceis relacionados com a infância – e, para alguns, com a vida inteira: o medo, personificado pelo escuro, e o impacto da mudança e da adaptação a um novo lugar.
Em “A Sombra” (Orfeu Negro, 2018), o protagonista bicudo estica-se a nadar no lago e, no regresso a casa, tem de atravessar uma floresta escura, onde surgem formas e ruídos que convidam a imaginação a perder-se no labirinto do medo. E nem a voz tranquila, que a certa altura se faz ouvir, parece conseguir conter as lágrimas deste pato assustado.
“A Viagem” (Orfeu Negro, 2018) mostra-nos o simpático pato de mochila às costas, a caminho de um lugar novo e estranho onde, aparentemente, ninguém o entende nem sabe quem ele é. Perdido em questões existencialistas e filosóficas, vai perguntando a quem encontra pelo caminho coisas como “Quem sou eu?”, até que o academismo se vê substituído pela brincadeira.
Apesar de em ambos os livros termos o pato protagonista cercado pela natureza, as ilustrações de Camilla Engman estão nos antípodas no que toca à utilização de cores e à caracterização de personagens e lugares. Em “A Sombra”, uma fábula mais directa sobre o medo físico e o sobressalto perante o desconhecido, viajamos durante a noite, por entre árvores retorcidas, num cenário que a certa altura evoca uma espécie de “Monstros e Companhia na selva durante o Halloween”. Quanto a “A Viagem”, mais existencialista e quase um exercício de auto-descoberta e dos outros, está recheado de desenhos contemplativos, de paisagens naturais onde, apesar da melancolia do pequeno pato, o sol vai tratando de iluminar o caminho.
—
Veronica Salinas é actriz e escritora argentina. Estudou nas Escola de Atre Dramática de Buenos Aires e especializou-se em literatura espanhola e portuguesa na Universidade de Oslo. Vive actualmente na Noruega.
Camilla Engman estudou pintura e design gráfico. É ilustradora e artista visual. Tem exposto o seu trabalho internacionalmente em diversas galerias, de Lisboa aos Estados Unidos. Vive na Suécia.
Sem Comentários