Já são conhecidas as novidades da rentrée a serem servidas pelo Penguin Random House Grupo Editorial, composto pelas chancelas Alfaguara, Companhia das Letras, Objectiva, Suma de Letras, Arena, Nuvem de Letras e Nuvem de Tinta.
Um dos livros que marcam esta rentrée – e que já está disponível nas livrarias – é o romance “E se esta rua falasse” (Alfaguara), a tão aguardada publicação da obra de James Baldwin. É o primeiro livro do autor, grande nome da literatura americana e do movimento dos direitos civis, a ser publicado em Portugal.
Alexandra Lucas Coelho (Companhia das Letras)regressa ao romance com o novíssimo “A Nossa Alegria Chegou”. “Penas de Pato – Ver a vida a passar da varanda” (Companhia das Letras) é o livro de estreia do músico e compositor Miguel Araújo, que reúne algumas das suas crónicas escritas na imprensa bem como outros textos e três contos inéditos. Para os fãs de policiais, Setembro é o mês do regresso à vida activa de Sebastian Bergman em “O Castigo dos Ignorantes” (Suma de Letras), o quinto volume da série assinada pela dupla Michael Hjorth e Hans Rosenfeldt.
“Luanda, Lisboa, Paraíso” (Companhia das Letras) é o título do novo romance de Djaimilia Pereira de Almeida, que chega às livrarias em Outubro. No mesmo mês, Afonso Cruz traz-nos uma novela lírica de um pai que conta a sua vida a uma filha que não conhece e que não fala a sua língua.
No panorama internacional destaque para “Berta Isla” (Alfaguara), de Javier Marías, eleito pelo El País como livro do ano, e “A Cor Púrpura” (Suma de Letras), a obra-prima de Alice Walker e vencedora do Pulitzer. Em Novembro chega às livrarias a primeira antologia de poesia de Charles Bukowski, organizada e prefaciada por Valério Romão e traduzida por Rosalina Marshal, e “Tantas Palavras” (Companhia das Letras), de Chico Buarque, um livro que reúne todas as letras de Chico Buarque – a par e passo com uma reportagem biográfica da vida do músico e escritor.
A rentrée literária fica também marcada pela publicação de “Anoitecer no Paraíso” (Alfaguara), o tão aguardado novo livro de Lucia Berlin, autora de “Manual para mulheres de limpeza”. Serão também publicadas as memórias de Michele Obama, com o título “Becoming – A Minha História” (Objectiva).
Dos lançamentos da não-ficção destaca-se o novo livro de Carlo Rovelli, “A ordem do tempo” (Objectiva), escrito no mesmo tom poético e acessível do bestseller “Sete Breves Lições de Física”. O mês de Outubro contará ainda com o livro “50 invenções que mudaram o mundo” (Objectiva), de Tim Harford, autor do best-seller “O Economista disfarçado” (Objectiva).
Para assinalar os 50 anos da primeira alunagem será publicada a biografia de Neil A. Armstrong (Objectiva), escrita por James R. Hansen, cuja publicação coincidirá com a estreia do filme homónimo nas salas portuguesas. “A menina que sorria contas” traz-nos o testemunho de Clemantine Wamariya, uma menina nascida em Kigali, no Ruanda, que se viu obrigada a fugir por causa do sangrento conflito no seu país.
Também os mais novos poderão encontrar várias novidades nas livrarias portuguesas: “Portuguesas com M grande” (Nuvem de Tinta), de Lúcia Vicente e Cátia Vidinhas, a história das raparigas rebeldes portuguesas – das mais famosas às ilustres desconhecidas, e ainda a colecção “Meninas Pequenas, Grandes Sonhos”, que nos dá a conhecer a vida de artistas, cientistas, aventureiras e pacifistas que inspiraram miúdos e graúdos.
Sem Comentários