Uma mulher escrever sobre mulheres, fazendo-o de forma reflectida, tem tudo para ser narcísico e auto qualquer coisa. Carmen Maria Machado fá-lo de forma sublime. Pega em personagens correntes, coloca-as em cenários pouco evidentes e empurra-as para momentos contundentes. Sentimo-la presente como um observador externo, hábil no relato de ocorrências e de emoções.
“O Corpo Dela e Outras Partes” (Alfaguara, 2018) reúne oito histórias sobre mulheres: o seu corpo, a sua sexualidade, os seus medos, as suas transcendências, os seus impulsos, traumas e desejos. Não há continuidades ou veleidades de coesão entre cada relato, mas uma liberdade de exploração e devaneio em torno de cada fragmento de vida que é partilhado.
“Não é normal uma rapariga ensinar um rapaz, mas eu estou apenas a mostrar-lhe o que quero, o que se desenrola por dentro das minhas pálpebras quando adormeço“. Há habilidade na exploração das subtilezas e dos limites da intimidade consentida, ainda que difícil na arte de compatibilizar o desejo individual e os limites da vontade e da intromissão do outro.
Paixões e sonhos comandam as experiências das protagonistas que, nestas histórias, passam pelo casamento, pela maternidade, pela descoberta da sexualidade e do prazer, pela superação de traumas. Cruzamo-nos com cada uma como se inopinadamente nos tivessem entreaberto as suas janelas, deixando vislumbrar laivos ou excertos de vidas cujos precedentes não conhecemos, e com desenlaces que também não adivinhamos. Ainda assim ficamos lá, cúmplices e expectantes. A magia parece residir exactamente aí, na arte de captar, prender e libertar o leitor que fica primeiro surpreendido e, depois esmagado, pela capacidade de balancear subtileza da forma com alguma rudeza de conteúdo. O cômputo é uma sensação de viagem pela intimidade sem banalidade, pela integridade de quem chama a descoberta, o prazer e a cumplicidade pelo nome. O balancear entre realidade, sensualidade e intensidade oferece garantias de uma entrada impactante.
“O Corpo Dela e Outras Partes” é o primeiro livro publicado em Portugal de Carmen Maria Machado, escritora norte-americana – fundamentalmente de contos breves – com textos publicados em jornais e revistas como The New Yorker, New York Times, Granta, Tin House, VQR e Guernica, entre outros. Foi finalista do National Book Award 2017 Ficção e considerado, em vários países, um dos melhores melhores desse ano.
Sem Comentários