O Amadeo acorda para aquele que parece ser mais um dia à portuguesa: levanta-se cedo, dá uma festa e um petisco ao gato, toma um duche, faz a barba e vai tomar o pequeno-almoço a um café – a clássica bica e um despertador com o nome de pastel de nata.
Mas este não é um dia qualquer para Amadeo, que se prepara para começar o seu último dia como condutor de eléctricos em Lisboa, guiando o mítico n. 28. Ele que, ao longo dos anos, desempenhou o papel do Cupido dos carris, ao dar “uma mãozinha a muitos apaixonados tímidos“.
Do manancial de Amadeo fazem parte algumas manobras radicais, como “parar o eléctrico a meio de uma subida“, ou outras pensadas para situações em que a rapariga é suficientemente destemida para se sentar ao lado de um rapaz mas não tem a lata de meter conversa ou, ainda, o caso bicudo dos amigos que, de tão amigos, têm medo de dar o passo para algo mais sério e complicado.
Antes de se reformar, Amadeo pretende conseguir uma “grande vitória, um caso bicudo que lhe ficasse na memória” mas, para isso, terá de recorrer a uma arma secreta com o nome de código Lázaro.
A partir de um dos míticos eléctricos da capital portuguesa – o “Eléctrico 28” (Nuvem de Letras, 2018) -, Davide Cali construiu uma história carregada de romance, onde moram as segundas oportunidades e em que a passagem de testemunho é feita com muito estilo.
As ilustrações de Magali Le Huche têm um ar de retrato e um forte travo a vintage, com a cor a explodir nas páginas brancas de um livro de amor sobre carris.
—
Davide Cali é um autor italiano nascido na Suíça. Publicou vários livros infantis, caracterizados pelo seu sentido de amor transbordante e pela sua imaginação sem limites. A sua obra foi várias vezes premiada, destacando-se o prémio Baobab 2005, atribuído ao álbum ilustrado “Eu Espero”.
Magali Le Huche nasceu em 1979, em Paris. Depois de estudar Artes Decorativas em Estrasburgo, tornou-se uma ilustradora incontornável no mundo da edição infantil. Actualmente, conta com mais de cinquenta livros publicados. Magali adora viajar, e Lisboa é um dos seus destinos preferidos. “Eléctrico 28” é a sua primeira colaboração com Davide Cali.
Sem Comentários