Porque isto dos Mundiais também toca à pequenada, ainda sem idade, corpinho ou cartão de crédito para se meter numa vida desregrada de jola, comida picante ou apostas insanas, a Jacarandá faz chegar às livrarias dois títulos apontados aos mais novos, que vão da diversão pura a um conhecimento da competição praticamente ao nível de um jornalista destacado para a Rússia.
O “Livro Oficial de Actividades e de Colorir” (Jacarandá, 2018) é apontado aos mais catraios que, para passarem umas horas de diversão, apenas irão precisar de lápis e canetas. Guiados por Zabivaka, a mascote oficial do Mundial 2018, irão pintar, descobrir diferenças, responder a quizzes, mostrar que sabem as diferenças entre chutar, festejar, driblar e dar toques de cabeça, resolver sudokus e sopas de letras, adivinhar onde se esconde a bola apagada de fotografias, encontrar a saída de labirintos ou jogar aos penalties, tentando bater o gigante Manuel Neuer. Tudo com a ajuda 150 autocolantes para se usar ao longo das actividades ou, se a ideia for essa, para ir colando por aí. Para os mais impacientes, as soluções encontram-se nas últimas páginas do livro.
Já “O Guia Oficial” (Jacarandá, 2018), servido em capa dura, irá permitir que a pequenada vista a pele de um comentador desportivo, dando cartas nas conversas com amigos ou surpreendendo os familiares e a vizinhança, com tiradas de perito. Depois de um índice que serve de cartão-de-visita, mostra-se o antes e o agora no que toca à maior competição futebolística do planeta, conta-se a história do troféu, explica-se como funciona o torneio e que prémios estão em jogo, apresentam-se alguns factos e faz-se uma visita a cada um dos estádios que acolhem a festa.
Para cada uma das selecções, depois de a integrar devidamente no seu grupo, o Guia apresenta o seu percurso, dá a conhecer as principais estrelas e o treinador, indica que jogadores poderão fazer a diferença e fala das participações anteriores e da melhor classificação conseguida. Seguem-se as estrelas deste mundial – pelo menos antes do seu início -, divididas entre avançados, médios, defesas e guarda-redes. Há ainda quizzes e um calendário de jogos à medida para ser preenchido à medida que a competição for rolando. No final, espera-se que sejam onze contra onze e que Portugal levante o caneco.
Sem Comentários