Maminhas? Sutiãs? Depilação? Sono? Período? Pensos? Tampões? Temas e questões que, a dado momento da existência, passam pelo cabeça e sobretudo pelo corpo das raparigas que têm de enfrentar uma coisa chamada puberdade.
“A Bia está a crescer” (Nuvem de Letras, 2018), escrito pela endocrinologista pediátrica Mónica Peitx e ilustrado por Cristina Losantos, conta tudo o que há para saber sobre a puberdade das meninas, preparando-as para todas as transformações por que passará o seu corpo a partir de cerca dos nove anos de idade.
Nesta história tudo começa quando, no duche, Bia – também ela com nove anos – repara que lhe dói a maminha direita, “como se tivesse uma pequena avelã debaixo da pele“. A mamã diz-lhe que é um sinal de que está a crescer, mas de qualquer modo decidem ir à pediatra para dar uma vista de olhos.
Será a pediatra da Bia – e por vezes a mãe ou a professora de ciências – que responderá, ao longo dos anos de crescimento, a todas as inquietações, fazendo com que Bia, depois de ultrapassar todos os medos e fantasmas, diga de forma triunfal: “Crescer é fantástico, quer dizer é top, curtido, bué fixe, vais ver!”
O livro apresenta desenhos em folhas quadriculadas, jogos de lettering e variações coloridas à moda de Stilton, calendários e gráficos, para além das 10 dicas da Bia para crescer de forma saudável, que incluem conselhos tão úteis como comer 3 frutas e 2 vegetais por dia para sacar as vitaminas e toda a energia, tomar um bom pequeno-almoço, dormir entre 9 e 10 horas por dia ou comer caramelos, gomas e bolos apenas em ocasiões especiais. Com a ajuda da Bia, a puberdade nunca mais será a mesma.
Sem Comentários