Está de regresso às livrarias “Uma Rosa na Tromba de um Elefante” (Orfeu Negro, 2018), o clássico de António José Forte publicado originalmente em 1971, agora com ilustrações de Mariana Malhão.
O mundo oferecido pelo autor está carregado de humor e pincelado de surrealismo: há uma abóbora-menina que veio a rebolar desde o Porto até Lisboa, uma viagem tão demorada que quando chegou ao seu destino era já uma senhora; bicicletas que atropelam borboletas e que nunca mais ficam iguais, qualquer coisa como biciborletas; um cavalo que tinha um rabo cor de burro quando foge; um rapaz do trapézio que gosta de licores de todas as cores; nuvens de serpentinas; dedos que gritam por dedais; um ilusionista que engole rosas e cospe serpentinas – ou pombas, num dia mais inspirado; uma estrela-do-mar que ensina a cantar; ou um cágado que detesta sábados mas adora domingos.
António Forte (1931-1988) cresceu em Vila Franca de Xira e viveu depois em Lisboa. Foi encarregado das Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, tendo percorrido Portugal numa carrinha Citroën para levar a leitura a vários recantos do país. Gostava do humor surreal e, neste livro dedicado à sua filha Gisela e a “todas as meninas e meninos conhecidos e desconhecidos pequenos e crescidos amigos dela”, faz uma festa na qual Magritte ou Breton se iriam certamente divertir.
Mariana Malhão (n. 1994) vive no Porto, onde estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas-Artes. É ilustradora e diz gostar de arte folclórica russa e de cores vibrantes, algo bem notório na ilustração de “Uma Rosa na Tromba de um Elefante” que, em certos momentos, nos transporta para o mesmo domínio de “Esqueci-me como se chama” (bruáa), o vibrante livro de Daniil Kharms.
“Uma Rosa na Tromba de um Elefante” é um livro onde os poetas são definidos como alguém que desce de escadotes com as barbas a arder e fogem de bicicleta, um mimo literário aconselhado a crianças entre os 4 e os 8 anos de idade – e também a todos os que queiram rir-se com este surrealismo em verso ilustrado.
—
10 Março | 16h00 | Livraria Ler Devagar, Lisboa
Lançamento + Concerto Poema
Apresentação do livro “Uma Rosa na Tromba de um Elefante”, com as presenças da ilustradora
Mariana Malhão e filha do escritor, Gisela Forte, a quem o livro foi dedicado.
O actor Zé Bernardino e o músico Artur Pispalhas juntam-se à festa para um concerto-poema onde se vão escutar cordas, máquinas e bicicletas. Um diálogo surreal que presta homenagem à poesia de António José Forte, que editou estes poemas pela primeira vez em 1971, e às ilustrações bem-humoradas e coloridas da Mariana, imaginadas para os leitores do nosso tempo.
Há também uma exposição de ilustrações (disponíveis para venda ao
público) e uma sessão de autógrafos desenhados com Mariana Malhão, tudo seguido de um lanche. A entrada é livre.
Sem Comentários