Durante quase todas as infâncias, momentos houve em que a curiosidade foi desperta pelos muitos mistérios que a história humana foi tratando de criar ao longo dos tempos. Já a literatura apontada aos jovens tem sabido capitalizar, em quase todas as décadas, este apetite pelo mistério, seja ele suscitado por seres de outros planetas, lugares capazes de fazer desaparecer um porta-aviões ou monstros que habitam as profundezas de um lago.
Em “22 Mistérios da História” (Nuvem de Letras, 2017), Geòrgia Costa apresenta 22 dos mistérios “mais misteriosos de sempre da História do mundo“, como o cemitério de barcos conhecido como O Triângulo das Bermudas, um continente desaparecido – Atlântida – que continua a servir de inspiração cinéfila, literária e ensaísta, o Raio da Morte do inimitável Tesla, vampiros e múmias ou o Monstro que muitos dizem ter visto banhar-se num lago escocês chamado Loch Ness.
Servindo-se de muitas ilustrações e de uma paginação que pretende recriar documentos secretos, Geòrgia Costa lança luzes, certezas e teorias sobre alguns dos mistérios e mitos ligados à história humana. No final, rodeado de tanta certeza e derivação científica, o leitor poderá ser levado a tomar o partido da imaginação, na crença de que há mistérios que devem ser deixados intocados.
Sem Comentários