Iniciada no ano de 2014, a colecção O Estranhão, assinada por Álvaro Magalhães e ilustrada por Carlos J. Campos, tem sido um motivo de festim para os mais pequenos, aliando humor, imaginação e uma personagem com um QI considerável, compensado com uma estranha propensão para se meter em sarilhos.
Neste volume 6, intitulado “Viagem no Tempo em Cuecas” (Porto Editora, 2017), Fred descobre O Livro das Portas do Tempo, escrito por um matemático que trabalhava numa agência secreta. Segundo ele, para uma viagem no tempo “bastava conhecer as nesgas e os rasgões que se abriam naturalmente em certas alturas temporais e que eram autênticas portas para o passado“.
Depois de algumas tentativas frustradas, Fred e Alex recuperam energias com umas latas de refrigerante “Shot”, até que Fred molha as calças e fica em cuecas à espera que estas sequem. É precisamente nesse momento que uma brecha se abre, levando Fred numa viagem pela história que vai do tempo dos romanos à Lisboa do ano de 1755, sempre com grandes elogios às suas cuecas feitas de 80% de algodão e 20% de poliéster.
Mas esta é apenas uma entre muitas histórias, já que neste livro Fred irá tornar-se num improvável herói futebolístico, esconder-se por trás do pseudónimo de aluno 23 para reinventar a história com trabalhos escolares que se tornam best-sellers, apresentar-nos a sua família de mirones – onde se faz a distinção entre mirone clássico e tecnológico – ou montar a operação um dia sem telemóvel para cair nas boas graças de uma miúda. Divertimento garantido em mais uma edição de capa dura.
Sem Comentários