Sob o mote “Camões: ao desconcerto do mundo”, o FIC – Festival Internacional de Cultura vai oferecer, durante todo o mês de Setembro (aos fins-de-semana), 12 concertos, 11 exposições, ciclos de cinema, artes de rua, gastronomia e um evento que reúne artesãos, arquitectos e designers nacionais e internacionais, além de uma feira do livro e um ciclo de debates que estão a um nível quase inter-planetário.
No que toca à Literatura, estamos em claro modo de “passadeira vermelha”. Durante o próximo mês irão passar por Cascais alguns dos maiores, mais interessantes, míticos ou prometedores nomes da literatura contemporânea, tais como Arundhati Roy, Maylis De Kerangal, Paul Auster, Lídia Jorge, Rosa Montero, Alexandra Lucas Coelho, Gonçalo M. Tavares, Selva Almada, Sophie Hannah, Hélia Correia, António Lobo Antunes ou Eduardo Lourenço.
No universo da sétima arte, enorme destaque para a conversa da actriz Vanessa Redgrave com o jornalista António Borga e o público (17 Setembro, 17h00, Auditório Maria de Jesus Barroso – Casa das Histórias Paula Rego), que será antecedida pela projecção do filme “Julia” (1977), protagonizado por Jane Fonda e Vanessa Redgrave, que decorre na década de 1940 e “conta a história de duas amigas de infância que percorrem caminhos diferentes: Julia foi estudar em Viena e Lillian tornou-se uma conhecida escritora“. Realizado por Fred Zinnemann, foi “escolhido pela própria artista pelo facto de a personagem que interpreta remeter para situações muito actuais“. No final da sessão, a actriz britânica de 80 anos será homenageada pela Academia Portuguesa de Cinema.
Curioso promete ser o debate entre o politólogo, advogado e escritor Jaime Nogueira Pinto e o musicólogo e ex-deputado comunista Ruben de Carvalho, que será dedicado às revoluções (21 Setembro, 21h30, Auditório Maria de Jesus Barroso – Casa das Histórias Paula Rego) e conta com a moderação de Rui Pego.
A programação musical inclui nomes como Joana Amendoeira, Salvador Sobral, Jorge Palma, a Orquestra XXI e o pianista Artur Pizarro.
Os encontros e debates do FIC são de acesso gratuito e não será necessária qualquer inscrição ou reserva. As portas da Casa das Histórias Paula Rego abrirão 1 hora antes do início de cada sessão e o acesso à sala será feito por ordem de chegada e sujeito à lotação da mesma. As sessões com convidados de língua inglesa, francesa e castelhana serão em português com serviço de tradução simultânea
O programa completo pode ser consultado no site oficial do FIC e também na página facebook. Ficam alguns destaques:
Sábado, 2 Setembro, 19h00
Felicidade, fronteiras
Conversa com Arundhati Roy conduzida por Ana Daniela Soares.
Domingo, 10 Setembro, 21h30
Mudança, música
Conversa com Paul Auster conduzida por Patrícia Reis.
Sexta-feira, 15 Setembro, 21h30
Destino, liberdade
Conversa com Lídia Jorge e Rosa Montero. Moderação: João Céu e Silva.
Sábado, 16 Setembro, 21h30
O medo, o mundo
Conversa com Alexandra Lucas Coelho e Gonçalo M. Tavares. Moderação: José Mário Silva.
Sexta-feira, 22 Setembro, 19h00
Verdade, violência
Conversa com Selva Almada e Sophie Hannah. Moderação: Rui Lagartinho.
Sábado, 30 Setembro, 21h30
Mito, memória
Conversa com António Lobo Antunes e Eduardo Lourenço.
Sem Comentários