No mundo do corte e costura, é normal ouvir-se falar em fatos à medida, que resultam em peças de colecção prontas a incendiar qualquer festa ou evento. No universo do livro infantil, temos também assistido a verdadeiros golpes de alfaiate, muito por culpa de uma editora chamada Planeta Tangerina que vai cerzindo livros que implicam uma cuidada planificação e dedicação.
Foi assim com “Lá Fora”, um verdadeiro compêndio natural para os mais jovens, que pretendia despertar a sua curiosidade para a fauna, a flora e outros aspectos do mundo natural que podem ser observados no país, preferencialmente no campo mas, também, na cidade. Um guia para descobrir a natureza de uma ponta à outra, que ensinava tudo o que havia para saber sobre anfíbios e árvores, aves e rochas e oferecia dicas para seguir pistas de animais, com propostas de actividades e muitas ilustrações, propondo que toda a família se aventurasse fora de casa.
Três anos depois chega às livrarias “Cá Dentro” (Planeta Tangerina, 2017), uma espécie de sucessor natural de “Lá Fora”, que no arranque do projecto levantou algumas dúvidas às criadoras Isabel Minhós Martins, Maria Manuel Pedrosa e Madalena Matoso: Deverá ser sobre o corpo humano? Uma viagem ao centro da terra? Propôr actividades dentro de casa? Pois bem, depois de acesos brainstormings o objecto do livro acabou por se revelar com bastante naturalidade: um guia sobre o cérebro.
“Cá dentro tens um cérebro. Mas só sabes que tens um cérebro porque tens um cérebro cá dentro“. É desta forma que começa a exploração ao órgão pensador, numa introdução que oferece, desde logo, muitas ilustrações e frases que poderiam ser estampadas em T-Shirts. Como esta: “O cérebro é plástico como uma bola de plasticina“.
E, se de forma sintética poderíamos definir o cérebro como “um especialista em trabalhar em conjunto, em poupar tempo e energia“, já um físico esticar-se-ia mais nas palavras, falando de “uma massa esquisita e acinzentada, empolada como uma noz e com a textura próxima à de um cogumelo“.
As perguntas levantadas para descrever esta parte de nós que alberga cerca de 86 mil milhões de neurónios e cerca de 160 mil quilómetros de fibras nervosas são muitas: Como nasce um pensamento? Como funciona o cérebro? Como é que esta guarda o que aprendemos? E como se emociona, cria, inventa e faz de cada um de nós uma pessoa única?
O livro está dividido em capítulos como “Crescimento”, “Memória”, “Consciência” e “Emoções”, apresentando também uma secção mais explicativa intitulada “Se te apetece saber mais…”, com capítulos tão prometedores como “O cérebro dos animais” ou “Factos e mitos”. Há também mapas de diferentes áreas do cérebro, bem como um olá muito especial dado pelas autoras do guia e a equipa de neurocientistas, filósofos e psicólogos que o ajudou a construir.
Com um trabalho gráfico exemplar, feito de separadores belíssimos, ilustrações de página inteira e pormenores deliciosos página sim, página sim, “Cá Dentro” é uma viagem muito curiosa ao órgão mais esponjoso do corpo humano – e aquele onde tudo acontece.
Sem Comentários