Está de volta uma das grandes novelas literárias dos tempos modernos, assinada pelo britânico Jeffrey Archer. Novela porque, a bem dizer, poderia estar a passar na Globo à hora do jantar, pois contém todos os elementos de tragédia, comédia, intriga e reviravolta que nos habituámos a ver ao longo dos anos nas (melhores) telenovelas brasileiras.
“Cuidado com o que desejas” (Bertrand, 2016) é o quarto – serão sete volumes no total – livro da série Crónicas de Clifton, que segue quatro gerações de duas famílias unidas pelo sangue, pela amizade, pelo amor e pelos segredos.
Arrancamos desde logo com um pequeno twist, que mete uma morte e uma ressurreição à volta da figura de Don Pedro Martinez, um poderoso e temível traficante que tudo fará para se vingar da família Clifton, culpando-a da morte do seu filho.
É o livro em que Emma Barrington, após a retirada de Ross Buchanan da presidência da Barrington Shipping Company, se chega à frente para assumir os seus destinos. Nos bastidores, porém, jogam-se todos os trunfos, e há até quem tenha como objectivo destruir a empresa da família justamente quando esta investe todos os seus fundos na construção de um novo navio de luxo.
Em Londres, a filha adoptiva – sem disso o saber – de Harry e Emma ganha uma bolsa de estudo para a conceituada Slade Academy of Art, e tudo parece correr bem com um casamento a caminho. Até que a cascavelina Lady Virginia Fenwick surge em cena para libertar todo o seu veneno. Há também Cedric Hardcastle, uma inesperada personagem que passa a ocupar um lugar na direcção da Barrington, e que dará um novo alento à corrida de liderança disputada por Emma Clifton e o Major Fisher.
Ainda que abuse de algumas técnicas e jogos narrativos usados num dos volumes anteriores, nomeadamente à volta dos jogos negociais da Bolsa, continua a morar aqui uma das mais empolgantes séries literárias com ar de telenovela.
Sem Comentários