De génio e de louco todos temos um pouco, diz o provérbio. Uma frase que, no caso de Ljubomir Stanisic – chef – e Mónica Franco – jornalista -, assentará que nem um par de luvas num dia invernoso. Senão vejamos. Dois meses depois do nascimento do filho, a ideia começou a germinar na cabeça de ambos: que tal alugar uma auto-caravana e partir numa grande viagem de trabalho em família, que durasse cerca de um ano?
Os amigos olharam para o projecto entre acusações de loucura, rasgados elogios e uma inveja mais ou menos assumida. Porém, assim que a pediatra acendeu a luz verde, seguiram-se sete meses de grandes preparativos, que incluíram reuniões com potenciais patrocinadores e a preparação cuidada da Manuela, nome com que foi baptizada a auto-caravana.
Contendo desde fundos falsos para guardar todo o tipo de coisas a um avançado sistema de satélite, Manuela estava pronta a fazer-se à estrada. Criou-se um blogue para dar conta do progresso e, na bagagem, seguiu também uma câmara go-pro, um par de telemóveis da última geração, uma câmara de filmar, alguns discos externos e um monte de equipamento para todas as situações possíveis, sobretudo para o membro mais recente da família.
“Papa-quilómetros Europa” (Casa das Letras, 2014) é o resultado da aventura de Stanisic, Mónica e família, que reúne, num misto de diário de viagem e livro de culinária, 30 receitas de diversas proveniências europeias.
Há 15 receitas de carne, 5 vegetarianas, 5 de marisco, 3 de peixe, 1 de caça e 1 sobremesa, num livro que, mais do que tratar de culinária, acompanha a sede de descoberta de Stanisic em tentar perceber a origem de alguns produtos e quais os segredos que escondem, apesar de o passeio incluir a visita a cozinhas de grandes restaurantes.
Mesmo não tendo correspondido ao projecto inicial – durou seis meses em vez de um ano e acabou por não incluir alguns dos países inicialmente previstos (sobretudo os do Norte da Europa) -, a viagem acusou mais de 15000 quilómetros no contador e um rombo de mais de 30000 euros na carteira.
Para quem não conhece o chef Ljubomir Stanisic, aqui fica um pequeno e incompleto resumo: chegou a Portugal em 1997 fugindo da guerra; abriu o primeiro 100 Maneiras em Cascais em 2004, e editou o primeiro livro – 100 Maneiras Cascais – em 2009. Em 2010 abriu, no Chiado, o Bistro 100 Maneiras. Em 2011 foi um dos três jurados do primeiro Masterchef Portugal. Nesse mesmo ano abriu o seu terceiro restaurante – Nacional 100 Maneiras – e editou o seu segundo livro – Papa-quilómetros uma caminhada pela gastronomia portuguesa -, que acabou distinguido com dois prémios e foi comprado pela Fox International, tornando-se um programa de televisão gravado em três línguas e exibido nos canais Fox um pouco por toda a Europa. Seguir-se-á o Papa-quilómetros globo terrestre, a bordo do iate Manuel? Com este chef é bem possível.
Sem Comentários