Continua muito animada a série literária Como treinares o teu dragão que, ao terceiro volume, pretende levar a cabo uma missão de pendor linguístico, ensinado aos pequenos e grandes leitores uma das mais complicadas e difíceis línguas (des)conhecidas: o dragonês.
Em “Como falares dragonês” (Bertrand Editora, 2014), o improvável herói Hiccup Hadoque Horrendo III está em exercícios no perigoso mar conhecido como a Banheira-de-Woden, onde o pujante professor Bocarra ensina os seus pupilos uma lição muito importante: como invadir um navio inimigo.
Porém, sempre que Bafo, o Burro e O Estouvado Escarreta estão por perto, é certo que Hiccup e o seu dragão Desdentado estarão sempre em perigo e, desta vez, a história não será diferente. Quando dão por si têm a sua pequena embarcação rachada ao meio, num mar onde andam por perto – e em grande número – os tubarões-verme.
Para quem não sabe, o tubarão-verme é um dos predadores mais assustadores do oceano, com presas muito afiadas, e nem mesmo em terra firme se estará a salvo dos seus ataques, uma vez que tem pernas grossas e musculadas que lhe permitem subir a bordo de um navio.
Tentando escapar a uma morte certa, Hiccup e Desdentado sobem a bordo de um navio em busca de salvação. Porém, quando pensavam encontrar um Bocarra muito zangado e serem gozados pelos colegas de turma, vêem-se cercados por trezentos e cinquenta dos melhores soldados romanos, que se preparam para dar início a um plano maquiavelicamente astuto.
Quando tentam abandonar o navio, e dando razão à velha máxima de que um mal nunca vem só, Hiccup vê o seu mais precioso livro ” Como falares dragonês” ser rasgado ao meio, ficando a outra metade na posse do Prefeito Magro, figura que, estranhamente, recorda a Hiccup um rosto familiar de que não se consegue lembrar. Mas o maior problema de todos será a captura do Desdentado, que fica refém dos perigosos romanos. Conseguirá Hiccup libertar o seu amigo inseparável? Pôr travão a uma guerra sanguinária entre os Terrores dos Pântanos e os Hediondos? Evitar que os romanos dominem a terra e os mares?
Com Hiccup e o Desdentado, Cressida Cowell criou uma das mais irresistíveis duplas animadas, mostrando que a pouca habilidade física e o pequeno porte estão longe de ser obstáculos ao surgimento do heroísmo. Uma saga original, irreverente e muito – mesmo muito – divertida, que terá sequência com os volumes “Como quebrares a maldição de um dragão” e “Como mudares a historia de um dragão”. Ao contrário de George R. R. Martin, ainda há quem consiga escrever de modo a não ser apanhado pelas adaptações televisivas ou cinematográficas. Temos dragões.
Sem Comentários