Do Banana à Dupla Terrível, muitos são os livros apontados aos mais jovens que lutam pelos lugares de topo nas estantes e as preferências dos leitores. Porém, no que toca a livros exclusivamente habitados pela banda desenhada – ainda para mais colorida de uma ponta à outra -, as propostas já não são assim tão numerosas, isto se deixarmos de fora o universo Disney, Marvel ou um outro parente do reino dos quadradinhos. Motivo suficiente para que “O Mistério do Mapa“, (Nuvem de Letras, 2016), o primeiro volume de uma nova série intitulada Poptropica, seja recebido de braços abertos pela pequenada.
Poptropica é o nome dado a um conjunto de ilhas desconhecido do resto do mundo, onde uma organização misteriosa chamada Os Protectores leva a cabo uma experiência que dize ser determinante para o futuro da humanidade. Cada uma das ilhas é habitada por diferentes povos e animais, todos desconhecedores das restantes ilhas e habitantes que os rodeiam.
Neste primeiro volume – a série terá uma dezena de títulos -, Oliver, Mya e Jorge embarcam numa viagem de balão de ar quente, mas um guia de pouca confiança chamado Octavian leva-os para o centro de uma perigosa tempestade, e o balão acaba por despenhar-se numa ilha desconhecida habitada por… Vikings, claramente zangados com toda esta situação.
Com a ajuda de um mapa mágico, uma mescla de GPS e tablet, o trio de amigos irá tentar escapar a uma horda em fúria para dar com o caminho de regresso a casa. O que, tendo em conta que há ainda nove volumes e outras tribos no caminho, não se afigura ser nada fácil.
Jack Chabert, pseudónimo para Max Brallier, é autor de mais de vinte livros infantis, incluindo o Galactic Hot Dogs e The Last Kids On Earth. Quanto a Kory Merritt, autor das ilustrações, é professor de arte em Nova Iorque, tendo também no currículo a BD Side of Suburbia. Vamos estar atentos ao segundo volume onde, segundo rezam as crónicas, os três amigos vão ficar detidos a bordo de uma expedição falhada ao Árctico, ameaçados por uma sociedade secreta.
Sem Comentários