Ex-publicitário, actual blogger, jornalista e crítico de gastronomia. Co-autor do blogue Mesa Marcada, cozinheiro amador e activista no Insta. Escrevinhador no jornal Público e nas revistas Up-Tap, Wine – Essência do Vinho e (a brasileira) Prazeres da Mesa. É este o CV espremido de Miguel Pires, nascido em Rio Maior no ano da graça de 1969 e a viver em Lisboa há um quarto de século.
Em 2011, Miguel Pires publicou a primeira edição deste “Lisboa à Mesa – Guia” (Planeta, 2016) – com o sub-título Onde comer. Onde comprar – que, cinco anos depois, chega às livrarias totalmente recauchutado. O autor, porém, recusa ser esta uma mera operação de lifting literário, falando antes de “uma verdadeira actualização“.
Deste pequeno guia da Grande Alface constam agora 238 restaurantes e 112 lojas, entre elas uma dezena das sempre úteis garrafeiras. Trata-se de um manual do bom comer, não apenas para aqueles que fazem visitas regulares a restaurantes mais ou menos da moda mas, também, aos que gostam de passar boa parte do seu tempo na cozinha ou sair em busca de ingredientes, vinhos e gourmandises (cenas gourmet em médio português).
Para cada um dos restaurantes é feita uma pequena descrição, apresentada uma ou outra recomendação e eleito o factor-X, uma espécie de valor acrescentado que tanto poderá ser um segredo, uma piada ou uma receita. Quanto aos índices revelam-se muito bem desenhados, havendo-os para todos os gostos: por pontuação ou preço, ordem alfabética, zonas geográficas, tipos de cozinha ou de loja. Classificação que, diga-se, vai dos mínimos olímpicos (3.0) à medalha de ouro (5.0).
Não será necessário recorrer ao GPS, pois cada um dos lugares do guia tem direito a morada, horário e preço médio. Mora aqui um guia gastronómico sintético mas muito completo, que ajudará tanto os que fazem dos restaurantes a sua segunda casa como aqueles que saem à rua em busca dos ingredientes mágicos, aqueles que ajudarão a fazer de uma refeição uma Miss Simpatia. Ou, num dia de sorte, uma Miss Universo vestida com muito aprumo.
Sem Comentários