Mantendo o espírito tripartido com que tem encarado uma das mais míticas colecções apontadas à infância, a Ponto de Fuga acaba de lançar uma nova fornada de livros que têm, como herói principal, um pequeno urso: “Petzi e os Papões“, “Petzi e o Irmão Mais Novo” e “Petzi Alpinista“.
Em “Petzi e os Papões” é abordado o clássico tema do medo pelo desconhecido, representado pelas figuras dos papões que, desde os confins da História, vão servindo de aviso para os mais pequenos comerem a sopa toda ou se deitarem quando os pais e a tradição mandam. Petzi e amigos ancoram numa terra povoada de porquinhos e árvores velhas, e tudo farão para vencer os seus medos e ajudarem os outros a dar cabo dos seus. Como é hábito nestas histórias de Carla e Vilhelm Hansen, há sempre um humor muito particular e uma apetência para o nonsense: se há quem se dedique a apanhar peixes com os jornais do dia, outros levam os peixes do aquário a passear no rio.
Em mais um temporário regresso a casa, para matar as saudades da mãe e encher o estômago de panquecas, Petzi depara-se com uma nova personagem lá por casa que parece estranhamente familiar (bem como ter caído do céu): Teddy, o seu novo irmão. “Petzi e o Irmão Mais Novo” é um livro cheio de obras e estratagemas de engenharia, onde há também um professor, campeão mundial em lançamento do espirro, que os irá ajudar a escolher o destino da próxima aventura.
Quanto a “Petzi Alpinista”, o livro número 12 que encerra esta fornada de ursinhos quentes, Petzi e companhia mostram que não passam de uns alpinistas amadores, mas que nem isso os demove de subir ao Evereste e de cumprimentar, em nome dos muitos que vão encontrando pelo caminho, o Homem das Neves. Mesmo que, para isso, tenham de usar algo tão inventivo como pôr molas nos pés. Procuram divertimento para os mais novos com um humor tocado pelo inesperado? Petzi está aí para as curvas.
Sem Comentários